Uma das Oficinas de Elaboração dos Programas do Plano Plurianual 2020-2023 (PPA) do Estado do Pará ocorreu na última quinta-feira, 9, no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O PPA é um instrumento de planejamento previsto no Artigo 165 da Constituição Federal do Brasil, que estabelece diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo novo governo no período de quatro anos.
Essas Oficinas vem sendo realizadas desde o dia 25 de abril, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). Titulares de diversos institutos estaduais se reúnem para debateram quais temáticas deverão estar presentes no PPA e quais as possibilidades de criação de novos atributos que integrarão o projeto de lei dos programas.
Alguns dos temas debatidos foram Indústria, Comércio, Serviços e Turismo; Educação Básica; Saúde e Segurança Pública. Na Uepa foi discutido sobre Educação Superior. O encontro contou com a presença do reitor da Universidade, professor Rubens Cardoso.
Na ocasião, houve a exposição dos objetivos e ações da Universidade para os próximos quatro anos. Essas ações foram previamente discutidas entre a gestão superior da Instituição. Alguns dos objetivos são garantir a difusão e a produção de conhecimento contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Estado; garantir a oferta de cursos de graduação e pós-graduação alinhados às potencialidades da região em áreas estratégicas; além da adequação e modernização da infra-estrutura física e tecnológica no âmbito acadêmico e administrativo.
“Os três objetivos citados do PPA estão em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Uepa e foram propostos para serem executados em um período de quatro anos”, explicou a técnica da Diretoria de Planejamento (Dipe) da Uepa, presente ao encontro, Tatiane Santana. Para o cumprimento desses objetivos foram definidas algumas ações, entre elas, a implementação de políticas de atendimento aos discentes, além do incentivo à qualificação dos servidores e técnicos-docentes.
“Por meio dessas ações do PPA é que a Universidade receberá os recursos estaduais necessários para a execução das ações no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão”, finalizou Tatiane.
Texto: Letícia Aleixo
Foto: Amália Paes/Ascom Uepa