Uepa recepciona os novos alunos nesta segunda (17)

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 12/02/2014 - 00:00
O ano letivo começará com a aula magna, que será ministrada no CCBS/Campus II, às 10h. Os estudantes aprovados nos Processos Seletivos 2014 começam a conhecer a Universidade com programações especiais, realizadas por cada curso, na Semana do Calouro.

Os novos estudantes da Universidade do Estado do Pará (Uepa) receberão as boas vindas do reitor, Juarez Quaresma, na aula magna, que acontecerá nesta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, às 10h, no ginásio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS/Campus II). Os alunos ainda terão a oportunidade de conhecer a estrutura oferecida pela instituição para a sua formação com a Semana do Calouro, organizada pelos centros acadêmicos de cada curso.

Ainda no dia 17, haverá a entrega da medalha Governador Fernando Guilhon aos primeiros colocados no Prise e no Prosel 2014: Breno Gonçalves, aprovado em primeiro lugar no Prosel, para o curso de Medicina, em Belém, e Isabella Rodrigues, primeira colocada no Prise, aprovada ao curso de Medicina, também em Belém.

Nas programações da Semana do Calouro, palestras, mesas redondas, mini-cursos, visitas a laboratórios, oficinas, ações solidárias e rodas de conversa entre veteranos e calouros, apresentarão as grades curriculares, a infraestrutura disponível, as discussões mais atuais sobre a atuação profissional, além dos detalhes sobre a pesquisa, o ensino e a extensão desenvolvidos pela Uepa.

Programações

Todos os cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Belém, deram início à recepção dos calouros antecipadamente, para que fosse possível a integração entre veteranos e calouros, conforme o calendário acadêmico. A programação foi realizada de 10 a 14 de fevereiro. A tradicional Cerimônia do Jaleco, quando os alunos recebem a vestimenta especial dos pais e fazem um juramento, acontecerá nesta segunda-feira, no CCBS, às 18h. Além do CCBS, o campus do município de Salvaterra também antecipou a programação.

No curso de Pedagogia, sediado no Centro de Ciências Sociais e Educação, em Belém, a programação acontecerá de 17 a 21 de fevereiro, das 9h às 18h. Os alunos contarão com bate-papos sobre cotas raciais, educação popular, direitos e deveres, entre outros, além de uma programação cultural de integração entre todos os cursos do CCSE. A Cerimônia do Mestre acontecerá no dia 21, às 8h30, e os alunos do CCSE também se comprometerão a desenvolver uma boa formação e atuação profissional.

A Semana do calouro também conta com Trote Solidário. Os 120 calouros do campus de Marabá também terão programações até o dia 21, quando haverá arrecadação de materiais de limpeza, higiene pessoal, roupas e alimentos, que serão doados ao Lar São Vicente, além de palestras e doação de sangue e medula óssea. Em Moju, os 160 calouros participarão da aula magna no dia 18; já no dia 19, participarão de palestras e também farão Trote Solidário, junto à comunidade do bairro São João, de Abaetetuba, atingida pelo deslizamento de terra em janeiro deste ano.

Nos municípios de Igarapé-Açu, Redenção e Barcarena, a Semana do Calouro acontecerá no segundo semestre. Os demais campi ainda estão confirmando as datas.

CONFIRA AS PROGRAMAÇÕES*:

Campus I – CCSE

*Enviadas para a Ascom em 14/2/14 pelos Centros Acadêmicos e Coordenadores dos Cursos. Interessados devem mandar a programação pelo ascom@uepa.br

Foto: Bianca Almeida