O reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Rubens Cardoso, esteve reunido com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade Luiz Fernandes Rocha. O encontro, realizado na Secretaria, foi feito de forma cordial pelo titular da Uepa, que assumiu o cargo no final de maio.
Participaram ainda do encontro o secretário adjunto de Recursos Hídricos e Mudanças Climáticas da Semas, Ronaldo Lima; o secretário extraordinário do Programa Municípios Verdes, Justiniano Netto; o presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), Thiago Valente Novaes; a diretora do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Uepa, Eliane Coutinho, e a professora do Centro, Hebe Morganne.
A proposta do encontro foi ampliar e fortalecer a parceria entre a Uepa e esses órgãos visando, entre outras atividades conjuntas, o engajamento do CCNT nas políticas públicas setoriais. Uma dessas ações é o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O registro eletrônico de âmbito nacional é obrigatório para todos os imóveis rurais. Com isso, a Semas possui uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico. A proposta apresentada é firmar um convênio para que a Uepa auxilie a Secretaria nesse processo, inclusive, com cedência de espaços físicos nos dois órgãos para a execução das atividades.
Outro assunto abordado durante a reunião foi a criação do Laboratório de Qualidade da Água, que deverá ser implantado no Parque Tecnológico do Guamá, sob a responsabilidade da Uepa. O Laboratório, em fase inicial de viabilização, será uma extensão do Laboratório de Hidrocarbonetos (Labohi), já existente no CCNT. Terá o objetivo de suprir a necessidade da sociedade e dos setores públicos e privados em analisar a qualidade da água dos mananciais. Hoje em dia, esta prática é feita, muitas vezes, fora do estado. As tratativas para a realização do Laboratório terão início no segundo semestre deste ano.
O grupo também discutiu sobre a ampliação de vagas para estágios de alunos do CCNT; a natureza de um instrumento jurídico adequado à formalização da parceria e também marcou uma agenda de reuniões técnicas para colocar em prática as questões definidas.
Texto: Ize Sena, com informações da Ascom/Semas
Foto: Ascom Semas