Uepa será um dos polos de vacinação contra HPV

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 28/02/2014 - 00:00
*Atualizado em 10 de março de 2014, às 10h59

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Centro Saúde Escola (CSE), também oferece a imunização contra o vírus do papiloma humano (VPH) ou HPV, do inglêshuman papiloma vírus para a população. A vacina será oferecida, gratuitamente, a partir desta segunda-feira, dia 10 de março, para meninas de 11 a 13 anos, nascidas entre 1 de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2003. A ideia é prevenir antes que tenham contato com o vírus para que a eficiência seja maior.

A primeira dose da vacina também será feita nas escolas públicas e privadas, nas salas de vacina das Unidades Municipais de Saúde (UMSs) e das Estratégias Saúde da Família (ESFs). A partir da segunda e terceira dose, elas somente serão administradas nas UMSs e ESFs.

Antes da aplicação da vacina, a coordenadora municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Nazaré Athayde, conta que realizou vários encontros com diretores das escolas públicas e particulares e pais de alunos, com o objetivo de informá-los sobre como será realizada a campanha e os benefícios para as meninas imunizadas.

“Esta campanha será uma referência mundial. O sistema público de saúde oferece 26 vacinas gratuitas, que contemplam crianças, jovens, adultos, grávidas e idosos. Todos são acolhidos. O melhor calendário de vacinação é no Brasil”, destaca Nazaré.

Na Uepa, pouco antes do início da campanha, os profissionais do CSE também foram capacitados para lidar com todas as 26 vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a do HPV. “O nosso público é bem esclarecido, tanto que já está procurando a vacina e temos que informar. São muitos casos de câncer do colo do útero, então, os pais sabem da importância da imunização”, informou a técnica do CSE, Marina Costa Lima Brandão.

Outra profissional que fez o treinamento é a enfermeira, Jeane Rodrigues, que também atua no CSE da universidade. A enfermeira lembra que o Centro já possui sala de vacinação e a vacina contra o HPV só será mais uma incluída no calendário que o local oferece. “A expectativa vem sendo grande porque a população já sabe por meios dos veículos de comunicação. Eu acredito que a adesão será muito boa e que vai superar as metas pretendidas pelo Ministério de Saúde”, analisou.

O HPV é uma doença sexualmente transmissível (DST) e estima-se que 80% da população, já entrou em algum momento em contato com o vírus. Este é um dos principais causadores de câncer do colo do útero e, por isso, a prevenção é a melhor alternativa para combater a doença. Os dados são preocupantes, segundo o Ministério da Saúde (MS). Somente no ano de 2013, no Brasil, foram detectados cerca de 17 mil novos casos e deste total, cinco mil mulheres morreram em função da doença.

Serviço:
O Centro Saúde Escola é ligado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)/ Campus II da Uepa e funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. A sala de vacinas funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h30 às 17h. A campanha da vacinação em combate ao HPV começa no dia 10 de março.

Endereço: Centro Saúde Escola. Av. Rômulo Maiorana, 2558 - Marco
Telefones: [91] 3246 9911 / 3228 0510