Uepa terá mais dois postos de vacinação em Belém

Enviado por Marilia Jardim em Ter, 15/06/2021 - 15:40

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) terá mais dois postos de vacinação contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira, 16: o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), no bairro do Telégrafo, e o Ginásio de Educação Física do Campus III, no bairro do Marco. Além dos dois novos locais, a Escola de Enfermagem Magalhães Barata, no bairro do Guamá, e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), localizado na travessa Perebebuí, próximo à avenida Almirante Barroso, já são pontos de imunização para a população da capital.

A decisão sobre os novos locais foi anunciada nesta terça, 15, após uma reunião entre representantes de Instituições de Ensino Superior e sindicatos, com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em que foram solicitados mais locais para atender a população na campanha de imunização. Na ocasião, a Uepa foi representada pela vice-reitora, Ilma Pastana.

Com os novos locais, o objetivo é alcançar o maior número de pessoas nos outros bairros. No Telégrafo, por exemplo, a população passa a contar com uma opção que já foi utilizada também nas campanhas de vacinação contra a gripe em anos anteriores. Cinco salas térreas do CCSE, situado na travessa Djalma Dutra, entre as ruas Municipalidade e do Una, serão ocupadas por equipes de imunização para melhor atender a população do bairro e evitar a formação de filas.

Conforme o anúncio do governador do Pará, Helder Barbalho, e do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, a expectativa é vacinar todos de 50 anos ou mais até a próxima sexta-feira, 18.  Espera-se que até o final de setembro deste ano, toda a população adulta paraense, com idade a partir de 18 anos, esteja vacinada.

Nesta quarta, 16, a vacinação para os nascidos de 1962 a 1969, sem comorbidades, é das 9h às 17h, conforme as orientações da Sesma. O calendário da primeira dose segue no dia 17 com pessos nascidas de 1962 a 1973 e no dia 18 de junho, destinado a pessoas nascidas de 1962 a 1974. Para se vacinar, é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência de Belém, e o cartão do SUS (opcional).

Vacinação para servidores

Ainda na reunião desta terça, 15, foi anunciada a primeira dose da vacinação para trabalhadores da educação do Ensino Médio e Superior, nos próximos dias 18 e 19 de junho. Ao total, 15* locais serão disponibilizados ao público-alvo. A Uepa participa com postos nos Campi II (CCBS) e IV (Escola de Enfermagem).

Para se vacinar é necessário RG, CPF, um contracheque (dos últimos três meses) ou carteira de trabalho assinada e declaração padronizada e disponbilizada pela instituição de ensino, identificando nome, CPF e função do trabalhador. A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da Uepa disponibilizou aos servidores da instituição, a declaração para download , para impressão e preenchimento das informações, mas ressaltou que ela só terá validade mediante a apresentação dos documentos exigidos.

“Na sexta e no sábado será a vacinação para o Ensino Superior. Nós vamos ter a vacinação para todos os técnicos e docentes, assim como dos colaboradores que trabalham na Universidade, porque nós somos universidade, se vocês não estão aqui, nada acontece”, declarou a professora Ilma Pastana.

*Nota: após a publicação desta matéria, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou informação sobre a ampliação no número de postos para 26.

Texto: Ize Sena, Fernanda Martins e Marília Jardim (Ascom Uepa)

Foto: Nailana Thiely (Ascom Uepa)