Uma década de formação médica no Baixo Amazonas

Enviado por Ize Sena em Sáb, 12/11/2016 - 08:23
Na noite da última quinta-feira, 10 de novembro, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Santarém outorgou grau a 22 acadêmicos do curso de Medicina. A cerimônia ocorreu no Centro Recreativo, às 19h, e contou com a presença do reitor da Uepa, Juarez Quaresma, a coordenadora do campus XII, Silvania Takanashi, a coordenadora adjunta de Medicina, Zilma Pimentel, professores, familiares e amigos dos formandos.

Os 22 egressos entram para a lista dos mais de 200 médicos formados pela Uepa em Santarém ao longo dos 10 anos de implantação da graduação, que se iniciou em 8 de agosto de 2006. Para comemorar uma década de curso, a Universidade promoveu em agosto um evento de reconhecimento com honras ao mérito aos professores que atuaram e atuam durante os 10 anos de curso.

A coordenadora adjunta de Medicina, Zilma Pimentel, integra o curso desde a criação. Ela conta que a graduação ofertada pela Uepa sempre trabalhou com diretrizes pedagógicas atualizadas, baseadas nas orientações do Ministério da Educação (MEC). “O projeto pedagógico na época implantado foi extremamente inovador. Era baseado nas diretrizes curriculares da medicina lançada pelo MEC. Só que de 2014 para 2015, o projeto pedagógico sofreu um ajuste, seguindo mais uma vez as novas diretrizes curriculares do Ministério”, destacou Zilma.

REGISTRO MÉDICO

Em 18 de novembro, a partir das 18h, os egressos de Medicina estarão recebendo no Auditório do campus Santarém, das mãos do presidente do Conselho Regional de Medicina  do Estado do Pará(CRM-PA), Paulo Sérgio Guzzo, a carteira de registro de médico. O documento legitima a atuação dos profissionais nas diversas áreas da saúde.

Antes, os egressos precisavam se deslocar a Belém para pegar a carteira. Pela primeira vez, após reuniões com o presidente do CRM e conversas com a direção da Delegacia Regional do Conselho em Santarém, os egressos receberão o documento no próprio município. “  Estou muito feliz com essa conquista. Nunca houve do CRM descentralização na entrega das carteiras. Após reuniões, o presidente achou uma maneira de fazer o reconhecimento e importância do curso para o município ao entregar as carteiras aqui e por ele mesmo’’, reforçou Zilma.

A coordenadora do campus Santarém frisa a trajetória de sucesso alcançada pelos médicos formados pela Universidade. “Eles ingressam nos programas de pós-graduação da nossa Universidade, do Brasil e do exterior.  Eles se formam e vão atender nos municípios próximos, onde a carência  de atendimento é grande. Isso modifica e melhora o acesso das pessoas a assistência médica. Há uma assistência mais humanitária. Eles estão inseridos em unidades básicas de saúde, nos hospitais de urgência e emergência, média e alta complexidade”, disse Silvania Takanashi.

Texto: Renata Paes
Fotos: Equipe Liana Castro