Universidade dá boas-vindas a novos estudantes no segundo semestre

Enviado por Ize Sena em Qua, 03/08/2016 - 12:44
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebe a partir deste mês estudantes dos cursos com segunda entrada. São 12 cursos em 12 campi. A Universidade também recebe estudantes convocados nas chamadas subsequentes dos Processos Seletivos 2016. Alguns dos cursos desses campi contarão com programações especiais para dar as boas-vindas aos novos acadêmicos.

Os cursos com segunda entrada são: Pedagogia, Educação Física, Enfermagem e Medicina, em Belém;  Geografia, Tecnologia de Alimentos e Tecnologia e Análise em Desenvolvimento de Sistemas (TADS), em Castanhal; Biomedicina, Medicina, Engenharia Florestal e Tecnologia de Alimentos, em Marabá;  Licenciaturas em Ciências Sociais e em Matemática, em Igarapé-Açu;  Design e Engenharia Florestal, em Paragominas; Tecnologia de Alimentos e TADS, em Redenção; Tecnologia de Alimentos, em Salvaterra; Medicina, em Santarém; e Licenciatura em Ciências Sociais, em Conceição do Araguaia.

CAMPANHA CALOURO CONSCIENTE

O campus da Uepa em Marabá receberá os acadêmicos com uma Semana do Calouro, no dia 8 de agosto, na qual serão discutidas a sustentabilidade e o papel da Universidade na conscientização sobre o assunto. Durante a Semana, será lançada a campanha “Calouro Consciente”, cujo objetivo é incentivar práticas sustentáveis, como o uso racional de energia, de copos descartáveis, de água, entre outros.

A Semana é voltada para os 120 calouros de Biomedicina, Medicina, Engenharia Florestal e Tecnologia de Alimentos. A programação conta com uma apresentação do campus e das atividades lá desenvolvidas. Mais do que apresentação administrativa, o momento é uma introdução ao novo contexto e às experiências da Universidade. Segundo Maria José Costa, assessora pedagógica da Uepa em Marabá, “esse é um momento de acolhida, pois consideramos muito significativo para que os calouros se sintam bem recebidos. Muitos chegam tímidos e a Universidade representa muito para eles, no conhecimento, na maturidade e no papel de desenvolvimento social e ambiental”.

SEMANA DO CALOURO DE ENFERMAGEM

O curso de Enfermagem, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), promove de 2 a 5 de agosto a Semana dos Calouros Enfermagem UEPA. A programação do evento conta com diversas atividades como oficinas, mesas de discussão, debates sobre gênero e raça, pós-graduação, Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros temas.

A ênfase do evento é apresentar o campo da Enfermagem e as áreas de atuação, como a hospitalar, a comunitária, a docência, a gestão, a pesquisa e a política. “Essa programação foi pensada de modo completo para abrir os olhos dos calouros para os caminhos acadêmicos e profissionais, em que procuramos desmitificar a imagem da Enfermagem. Falamos também sobre o papel do graduando, para que se saiba que oportunidades ele tem. Também fazemos discussão sobre política de saúde, voluntariado”, informa Leandro Frazão, coordenador geral do Centro Acadêmico de Enfermagem (Caenf).

O número de alunos que inicia os estudos nesse período é de 54 acadêmicos. Durante a Semana, haverá uma oficina dos Anjos da Enfermagem voltada para os calouros e, na tarde do dia 3, haverá também a Cerimônia do Jaleco, em que os novos estudantes celebram o ingresso no curso da área da Saúde.

Texto: Sérgio Ferreira
Foto: Bianca Almeida