USP concede título de Livre-Docente a reitor da Uepa

Enviado por Ize Sena em Qui, 20/08/2015 - 19:56
Após aprovação em concurso público, Juarez Quaresma é detentor de um dos maiores títulos acadêmicos do Brasil, concedido a pesquisadores e professores que alcançaram a excelência em produção científica

O reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Juarez Antonio Simões Quaresma, recebeu, após aprovação em concurso público, o título de livre docente do Departamento de Patologia (Disciplina de Patologia das Moléstias Transmissíveis) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). As provas foram realizadas nos últimos dias 13 e 14 de agosto, no prédio da Faculdade de Medicina da USP.

A Livre-Docência faz parte da titulação acadêmica das universidades estaduais paulistas  e é concedida no Brasil desde 1976, apenas para quem possui o título de doutor. Mediante concurso público, o candidato é avaliado quanto à qualidade superior na docência e na pesquisa. Na USP, além da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), é um dos requisitos para a candidatura à professor titular. No Estado de São Paulo, o título também é concedido pela a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Durante os dois dias, Juarez Quaresma se submeteu às provas escrita e didática, e defendeu a tese intitulada Contribuições para o Estudo da Imunopatologia da Doença de Hansen. Houve ainda o julgamento do memorial com prova pública de arguição e prova prática.

Compuseram a banca avaliadora: professora Associada da Unicamp, Maria Leticia Cintra; professor titular da Faculdade de Medicina da USP, Venâncio Avacini; professora Titular da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp, Mariangela Marquez; professora Associada Faculdade de Medicina Ribeirão Preto-USP, Ana Maria Roselino; e professora Associada da Faculdade de Medicina da USP, Valeria Aoki.

Para participar do concurso público, Quaresma atendeu a alguns pré-requisitos exigidos pela USP, entre eles, ter formado alunos de pós-graduação, sendo ao menos um doutor; ter envolvimento significativo em atividades de graduação, ministrando aulas ou participando do ensino e treinamento em estágios hospitalares, orientando alunos de iniciação científica ou participando da produção de material didático; e ter participação ativamente na orientação de alunos e residentes nas atividades assistenciais. O concurso é realizado semestralmente e sob convite da Instituição para os que não fazem parte do quadro funcional da USP.

Juarez Antônio Simões Quaresma é médico com especialização/residência médica em Anatomia Patológica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e doutor, desde 2003, em Patologia pela Faculdade de Medicina da USP. É professor titular e reitor da Uepa, professor associado 1 (licenciado) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e pesquisador colaborador do Instituto Evandro Chagas (IEC), onde faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Febres Hemorrágicas Virais; e membro titular do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Virologia.  Atua na área de Medicina, com ênfase em Patologia, desenvolvendo trabalhos tanto na área humana quanto em modelos experimentais.

Texto: Ize Sena
Foto: Arquivo pessoal reitor