Vice-reitor da Universidade de Murcia visita Uepa

Enviado por Ize Sena em Seg, 09/11/2015 - 11:40
O vice- reitor de Planejamento da Universidade de Murcia, na Espanha, José Manuel Mira Ros, visitou a Universidade do Estado do Pará (Uepa), na última semana, em busca de parcerias em diversas áreas do conhecimento e para apresentar uma proposta de doutorado em co-tutela. Desta forma, os alunos poderão ser titulados pelas duas instituições de ensino superior.

José Manuel Mira foi recebido pelo reitor da Uepa, Juarez Quaresma, no Gabinete da Reitoria. Durante reunião, também foi discutida a possibilidade de a Uepa atuar em colaboração com a Universidade de Murcia, tanto para os cursos de graduação quanto para os de mestrado, possibilitando a troca de experiências entre professores e alunos e novos campos para pesquisa científica.

“A Uepa ganharia muito com a cooperação. Por ser uma universidade jovem, nós ainda estamos começando a investir na pós-graduação e nosso foco é a área da saúde e as doenças da Amazônia, as tropicais. Temos áreas afins com a Universidade de Murcia, como Enfermagem, Medicina e Biotecnologia, que podem contribuir para o fortalecimento da pós-graduação e estimular a criação de novos doutorados”, acredita Juarez Quaresma.

Os aspectos técnicos da proposta de dupla titulação ainda serão analisados pela Procuradoria Jurídica da Uepa, além da Coordenação de Relações Internacionais e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp).  Contudo, a Universidade estuda a possibilidade de firmar, primeiramente, um acordo de cooperação com a instituição espanhola.

Também participaram da reunião a coordenadora de Relações Internacionais, Luzia Jucá; a pró-reitora em exercício da Propesp, Margareth Sá; e as diretoras Mary Elisabeth Santana e Valéria Normando.

Texto: Ize Sena