Vice-reitor recebe honraria da Polícia Militar do Pará

Enviado por Fernanda Martins em Seg, 25/09/2017 - 19:49

Nas comemorações dos 199 da Polícia Militar do Pará, o vice-reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Clay Anderson Nunes Chagas, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Policial Militar Coronel Fontoura, nível Cavaleiro, pelos serviços prestados à instituição. Nos últimos dez anos, o professor, atua como consultor em Segurança Pública e conduz diversas pesquisas acerca da violência na Região Norte.

A solenidade ocorreu na manhã de hoje, no Comando Geral da Polícia Militar do Pará. Na ocasião, 142 personalidades civis e militares receberam a Medalha da Ordem do Mérito Policial Militar Coronel Fontoura, nos níveis Cavaleiro e Comendador.  A honraria foi entregue ao vice-reitor pelas mãos do secretário de Segurança Pública do Estado, Jeannot Jansen. O governador em exercício, Zequinha Marinho parabenizou pessoalmente a cada um dos agraciados.

O chefe do Departamento Geral de Operações, coronel Marco Antônio Rocha, foi responsável por indicar o vice-reitor para a medalha. “A questão da pesquisa é umponto de grande relevância para o crescimento da nossa corporação. Desde 2002, através do Iesp (Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará), começamos a pós-graduação dos nossos oficiais superiores. O professor Clay está há mais de uma década participando deste processo. Ele esteve presente na formação de pós-graduação de quase todos os oficiais da corporação”, explicou.

O coronel destacou ainda a relevância acadêmica do professor para a PM. “O professor Clay esteve à frente da orientação de grande parte do que a Polícia Militar tem de produção científica na área da Segurança Pública e Defesa Social. Somos muito gratos a um profissional do nível dele que somou tanto nessa construção e evolução para uma polícia melhor”, elogiou Rocha.

Para o professor, a honraria premia um trabalho que ele desenvolve com prazer. “Há quase dez anos me dedico à pesquisa em Segurança Pública e, para mim, o interesse no assunto não se esgotou”, declarou Nunes, que lidera a execução de vários estudos e pesquisas sobre a violência no Pará e na Região Norte como um todo, principalmente nas áreas de Gestão do Território, Criminalidade, Homicídio e Cartografia. Além de sua atuação junto à PMPA, o vice-reitor é associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Instituto Histórico Geográfico do Pará. É consultor do Roster pré-aprovado para a América Latina do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU) na categoria de Prevenção à Violência, que deve lançar resultados em breve.

Texto: Fernanda Martins

Fotos: Nailana Thiely