As notas musicais de Noite Feliz ao som de violino, violão e percussão encantaram Mayara Daniele Paiva de Souza, de 5 anos. Ela mantinha os olhos e ouvidos atentos aos músicos do projeto Voluntariado e Arte nos Hospitais, do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que se apresentaram nesta tarde (17), na ala pediátrica do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE).
A mãe, Daniele Silva Paiva, 31, se sentia feliz em ver a filha em fase final de recuperação e ainda animada com as músicas. “Ela gosta muito de música. É bom que mesmo estando no Hospital seja tão bem cuidada”, diz ela. Para o voluntário do Projeto do NAC, Jhonata Silva, 24, a música faz bem as crianças. “Se elas estiverem tristes, a música passa mensagens positivas para elas”.
Além de Mayara, outras crianças internadas assistiram ao Musical de Natal pelo NAC, o Teatro de Fantoches apresentado por professoras do Metropolitano, coreografias de ballet por crianças de um instituto social e entrega de presentes pelo Papai Noel.
A professora responsável pelo Projeto Classe Hospitalar do HMUE, Claudiene Beckman, enfatiza que proporcionar as crianças internadas atividades interativas, melhora na recuperação. “Durante todo o ano trabalhamos com elas as datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães, Natal. Procuramos trabalhar experiências novas e incentivá-las a se recuperarem”, destaca Claudiene.
Texto: Renata Paes/Ascom-Uepa
Fotos: Renata Carneiro/Ascom-Uepa