Webnário capacita sobre assistência à gestante na pandemia

Enviado por Daniel Leite em Qua, 09/12/2020 - 12:13

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS,) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), desenvolveu um webnário referente à Capacitação sobre o Manual de Recomendações para Assistência à Gestante e Puérpera frente à pandemia de Covid-19, no auditório do Núcleo de Telessaúde.

A programação contou com palestras da coordenadora do Curso de Medicina e docente da Uepa, Djenanne Simonsen, da coordenadora da Referência Técnica de Saúde da Mulher, Camila Miranda e da técnica da Referência Técnica de Saúde da Mulher, Andressa Lima, ambas da Sesma. O objetivo foi preparar as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado do Pará, para que possam assegurar o acesso oportuno e de qualidade às mulheres, nos pontos da rede de atenção à saúde no pré-natal, parto e puerpério.

De acordo com a coordenadora da Referência Técnica da Saúde da Mulher da Sesma, Camila Miranda, em dois dias de atividades, houve a participação de, aproximadamente, 86 pessoas que receberam a instrução das equipes da Uepa e da Sesma quanto à Portaria nº 2.222/GM/MS, de 25 de agosto de 2020, que estabelece ações estratégicas de apoio à gestação, pré-natal e puerpério, no âmbito da pandemia da Covid-19. “O webnário teve uma boa aderência dos profissionais da atenção básica e a participação de todos que estavam presentes. Teve boas trocas de experiências sobre como aplicar a cada realidade as instruções do Ministério da Saúde e do SUS, quanto à organização da assistência e atendimento a gestante e puérpera, assim como sobre o manejo ideal para estas mulheres” afirmou.

Segundo a coordenadora do Curso de Medicina e docente da Uepa, Djenanne Simonsen, a Universidade tem assumido o compromisso social com a sociedade paraense em relação à capacitação de profissionais da área da saúde. "A Uepa, ao longo dos anos, tem realizado muitas ações com o objetivo de capacitar médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde com o objetivo de melhorar a atenção básica das UBS do Estado, pois é importante que a gente dê esse retorno para a nossa sociedade, não só para os pacientes, mas na própria capacitação daqueles servidores, daqueles funcionários que vão receber os pacientes e, também, nossos alunos e professores durante os treinamentos necessários na sua formação" disse.

A participação do público contou, também, com discentes do curso de Medicina da Uepa que puderam ter acesso à capacitação e assim expandir os conhecimentos como futuros profissionais. “O treinamento foi excelente porque conseguimos ter uma conversa com algumas das mais importantes equipes da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSs) da cidade de Belém e assim ter um olhar mais imersivo sobre as suas respectivas unidades básicas de saúde e as condições em que elas se encontram para atender as exigências do Manual, tendo uma ideia do que poderíamos fazer para ajudar”, disse a discente do oitavo semestre da graduação em Medicina, Gabrielly Ramalho.

O Manual de Recomendações foi produzido pelo Ministério da Saúde, junto do Sistema Único de Saúde (SUS), e visa orientar o acesso e a horizontalidade da assistência durante a pandemia da Covid-19. Na públicação são abordadas as vias de transmissão, o diagnóstico precoce para o adequado manejo das gestantes e puérperas nas diversas fases da infecção, e as diretrizes que evitam a morbimortalidade materna e possíveis complicações no feto. Acesse aqui o manual

Texto: Daniel Leite Jr/Ascom Uepa
Foto: Coordenação do curso de Medicina