O grupo de pesquisa Saúde Materno Infantil do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com a Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) e a Liga Acadêmica Paraense de Pediatria Clínica e Cirúrgica (LAPPECC) realizou o III Workshop de Saúde Materno Infantil, com o tema O Desafio de Nascer Pré-termo ou Baixo Peso na Pandemia de Covid-19, como parte da ação Novembro Roxo, realizada entre os dias 16 e 18 de novembro, de forma híbrida. A participação presencial ocorreu no segundo andar da Policlínica Metropolitana.
Os temas abordados durante o evento foram sobre as peculiaridades do nascer pré-termo, sobre a nutrição do recém-nascido prematuro, sobre aleitamento materno e sobre a introdução alimentar e o interesse pela oficina fez com que as 75 vagas ofertadas fossem preenchidas rapidamente, segundo informações da organização do evento. De acordo com a professora Marcia Rojas, coordenadora do grupo de pesquisa, já há planos de ampliar esse número de vagas quando as condições de biossegurança forem favoráveis. “A ênfase deste evento é no direito ao cuidado que todos os bebês prematuros e suas famílias merece e devem aprender a exercitar em busca de qualidade de vida. Então, é uma ação coletiva e do coletivo, pois a nossa equipe é interdisciplinar, com vários professores dos cursos de medicina, terapia ocupacional, enfermagem, fisioterapia e nutrição da Uepa, portanto, estamos buscando oferecer o melhor aos participantes e almejamos no futuro poder oferecer mais vagas, após ultrapassarmos essa pandemia de Covid-19”, detalhou professora Márcia.
Ao promover atividades voltadas à Saúde Materno Infantil o grupo de pesquisa também objetiva ampliar o conhecimento técnico de estudantes da área da saúde que, por vezes, não têm acesso a esses assuntos de maneira adequada ao longo do ensino superior. A coordenadora do grupo espera que "os participantes aprendam mais sobre, principalmente, para poder espalhar as informações e serem agentes de educação para a sociedade".
A programação do workshop contou com práticas presenciais e palestras virtuais com a presença de profissionais da área da saúde, como a doutora Raquel Tamez, que é enfermeira da UTI Neonatal do Hospital Piedmont Henry em Stockbridge, consultora internacional de amamentação do International Board of Lactation Consultant Examiners (IBCLC) e também autora do livro Enfermagem na UTI Neonatal: Assistência ao Recém-Nascido.
Para aluna do quarto semestre de medicina, Allana Garcia, o evento garantiu o diálodo com profissionais com alto nível de formação, além da troca de conhecimento relevante para a formação do profissional da área da saúde. “Os ensinamentos apreendidos durante serão úteis para os participantes, especialmente porque promoveu conhecimentos técnicos. A participação da doutora Raquel foi importante porque ela nos falou sobre a experiências de vida dela nos Estados Unidos e sobre o que podemos aplicar em nossa vivência aqui na Amazônia, por exemplo”, afirmou a estudante.
Texto e fotos: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa).