XIII Seminário anual do Cuma inicia hoje (12/12)

Enviado por Olivia Varela em Ter, 11/12/2018 - 18:34

Com a temática “Poéticas da Memória”, o Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (Cuma) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) celebra seus 15 anos com o XIII Seminário Anual, que ocorrerá de 12 a 14 de dezembro, na Sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). O evento é gratuito e aberto ao público, com emissão de certificado com carga horária.

A proposta do Seminário é reunir os projetos individuais e coletivos do Cuma realizados em 2018 e abordá-los através da perspectiva prática, teórica e interativa durante a ocasião. Temas como literatura infanto juvenil, cinema e cultura serão trabalhados por meio do olhar da poesia e da oralidade.

Nesses 15 anos de existência e aprendizado, o Cuma desenvolveu estudos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão através de dois grupos de pesquisa presentes no núcleo. As linhas temáticas dos grupos trabalham o audiovisual, a literatura, as linguagens, a ludicidade,as memórias e a poética, sempre buscando projetar o protagonismo do povo amazônico através de suas histórias e vivências.

Para comemorar o aniversário do Núcleo, a programação contará com uma homenagem em forma de retrospectiva coletiva e prestigiará professores que caminharam e ainda trilham entre os saberes do Cuma. Para a coordenadora do Cuma, a professora doutora Josebel Fares, a conquista dos 15 anos demonstra que a pesquisa amazônica ainda tem muito a seguir “O Cuma representa o avanço na área da pesquisa sobre o Pará e consegue produzir na graduação e pós graduação. A produção é contínua e de todos", afirmou.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

Serviço:

XIII Seminário anual do Cuma