Curso de produção de cerveja caseira sabor açaí encerra com degustação

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 23/10/2015 - 18:21

Tags

De 8 a 23 de outubro, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou o curso de extensão Elaboração de Cerveja a base de Frutas Regionais. Os participantes, que são alunos da Uepa, aprenderam na prática as etapas de produção da cerveja. O diferencial da bebida é o sabor do líquido, produzido a partir de frutas regionais como cupuaçu, acerola, manga e açaí, com teor alcoólico de 1,3% a 5%. A bebida pode ser feita em casa.

As cervejas artesanais produzidas descansaram por dez dias, tempo necessário para fermentação e depois armazenamento em geladeiras. No encerramento do curso, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (23), as 24 garrafas de 600 ml de cerveja sabor açaí foram abertas e servidas para degustação dos participantes e convidados. O evento ocorreu no Laboratório de Tecnologia de Alimentos, do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Uepa, localizado na travessa Eneas Pinheiro.

“É muito legal você conhecer um produto que parece ser complexo demais para fazer, mas na verdade, é mais simples do que você pensa. Nós, alunos do curso de tecnologia de alimentos, fizemos a cerveja com muito carinho, utilizando todos os conhecimentos adquiridos, todo o estudo necessário, aplicados na prática e que resultou nesse produto”, contou o aluno Danillo Videira.

A cerveja artesanal é feita a partir da fermentação de cereais, que começa na separação dos grãos, moagem e maltagem até a fervura, masturação, pasteurização e armazenamento. Além de Belém, o curso já foi ministrado nos municípios de Paragominas, Marabá, Cametá e Salvaterra.

O doutor em recursos naturais e coordenador do curso de extensão, professor Marcos Augusto Eger da Cunha, destaca que a bebida se diferencia das feitas industrialmente. “A nossa cerveja é toda natural e os alunos verão os produtos que vamos colocar. A cerveja tem que ter cevada, lúpulo, fermento, e no nosso caso, a fruta. Qualquer fruta. A cerveja em si é um remédio.  O lúpulo serve contra enxaqueca, dor de cabeça. A cevada é revigorante”, diz ele.

De acordo com ele, devido aos benefícios que a bebida traz, seria interessante que as pessoas, na hora do almoço e janta, tomassem um corpo de 300 ml de cerveja para permanecer com a saúde em dia. “Não é tomar uma garrafa, e sim um copo. A cerveja é tida como remédio, o único empecilho é o álcool”.

Texto: Miguel Alves e Renata Paes

Foto: Tamara Saré