Homenagear a padroeira da Amazônia e integrar a comunidade externa é o foco do evento aberto ao público
Os alunos da Escola Vera Simplício, localizada na Rua do Una, no bairro do Telégrafo, realizarão no dia 23 de outubro, às 17h30, o Auto do Círio, no Anfiteatro da Escola. Haverá apresentação teatral, musical e de dança. Ao término, os alunos realizarão a performance cultural na rua, com o tema Dança Cultural Menina da Angola. O Auto do Círio encerra com a apresentação do Madrigal da Uepa.
O evento faz parte do projeto Círio Comunitário, do programa Trilhas juvenil Pontes de Saberes na Amazônia, do Núcleo de Estudos e Extensão Trilhas Investigativas e Práticas Sociais (Netrilhas), da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O projeto visa homenagear a padroeira da Amazônia, Nossa Senhora de Nazaré.
A organizadora da programação, professora Lúcia Melo, explica que o objetivo do evento é integrar a Universidade com a comunidade. " O intuito é estreitar o laço da Universidade com a sociedade e, sobretudo, valorizar as tradições culturais da região”, diz ela.
Concurso - No mesmo dia, às 8h30, será realizada a premiação dos alunos que fizeram a melhor redação em cima do tema Cultura e fé no Círio de Nazaré, sugerido pelos organizadores do evento.
Os estudantes têm até o dia 16 de novembro para finalizarem e entregarem o texto. “A nossa expectativa é receber mais de 100 redações, entre alunos dos turnos manhã, tarde e noite”, diz a professora Lúcia. Os autores das melhores redações podem ganhar bicicletas, celulares ou patins.
Texto: Alberto Dergan
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa