Cânticos religiosos e orações marcam Círio Comunitário

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 08/10/2015 - 11:41

Alunos, professores e servidores caminharam junto com a comunidade externa pelas ruas do bairro do Telégrafo, saudando Nossa Senhora com fogos, cânticos religiosos e orações.



O Grupo de Pesquisa Sociedade, Ciência e Ideologia (SOCID) do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), por meio do projeto de extensão Círio Comunitário: Uma Ação Cultural da Amazônia, realiza até o dia 30 de outubro diversas atividades sócio-educativas alusivas a padroeira dos paraenses. Este ano, o Projeto traz como temática a Cultura e Fé no Círio de Nazaré.

Na manhã desta quinta-feira (8) ocorreu a procissão à Virgem de Nazaré. Alunos, professores e servidores da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e da Escola Estadual Vera Simplício caminharam junto com a comunidade externa pelas ruas do bairro do Telégrafo, saudando Nossa Senhora com fogos, cânticos religiosos e orações.


“Esse momento é de fé e emoção, além de ser muito legal todos nós participarmos de atividades como essa. Gosto muito do Círio de Nazaré e também das comidas típicas dessa época, entre elas a maniçoba”, destacou a aluna do ensino fundamental, Mikaellen de Jesus, da Vera Simplício.

O objetivo do Projeto é integrar a Universidade à Escola e também à Comunidade, para estreitar as relações sócio-educativas e, ao mesmo tempo, vivenciar o fenômeno religioso. “O projeto surgiu desde os anos 90 e ocorre até hoje com o propósito de contribuir no processo de valorização e compreensão da memória histórica, cultural e coletiva da Amazônia”, acrescentou a professora da Uepa e líder do SOCID, Lúcia Melo.

A programação do Projeto conta ainda com visitas monitoradas ao Santuário de Nazaré, mesas redondas, premiação da melhor redação do Círio e a representação do Auto do Círio, com a participação dos graduandos do curso de Ciências da Religião da Uepa, que ocorrerá no próximo dia 23, às 18h30.

Texto: Miguel Alves

Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa