Aferição de pressão, consultas médicas e avaliação física foram alguns dos serviços oferecidos para a comunidade acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) em mais edição do programa Uepa nas Comunidades, que visa atender a população com serviços diretos e básicos.
A programação contou com exames de glicemia, Preventivo do Câncer de Colo Uterino (PCCU) e fisioterapia do assoalho pélvico; além de orientações jurídicas e imunização contra febre amarela, tríplice viral, hepatite B, difteria e tétano. Os acadêmicos do Centro puderam ainda participar de oficinas de elaboração de artigos científicos e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
“Temos que está sempre preocupados com a saúde, verificando a pressão, indo em consultas periódicas, justamente para ter uma boa qualidade de vida. No meu histórico familiar existem pessoas com diabetes e hipertensão, por isso não posso deixar de me cuidar”, afirmou a servidora da coordenação de passagens, Luciana Ripardo.
Ingrid Leite, graduanda do curso de Ciências da Religião decidiu fazer o teste do nível de estresse e atestou que está tudo normal. “Hoje, dia o dia a dia das pessoas é muito corrido, e o meu não é diferente. A correria do trabalho e da Universidade nos demanda muito tempo e quase não resta nenhum momento para se cuidar. Essa iniciativa de trazer exames, consultas e serviços até a comunidade acadêmica é muito boa. É legal ver que o projeto vem até a gente”, elogiou a estudante.
A iniciativa foi da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em conjunto com alunos dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Medicina, Enfermagem e Educação Física.
Texto: Miguel Alves
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa.