IV Semana de Tecnologia do CCNT estimula Economia Criativa e Sustentabilidade

Enviado por Anônimo (não verificado) em Dom, 18/10/2015 - 09:06
O Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza de 19 a 24 de outubro, a IV Semana de Tecnologia (SETEC). O tema central da programação é Economia Criativa e Sustentabilidade e foi proposto a partir do surgimento dos novos modelos atuais de negócios, processos, tecnologias, criatividade, imaginação e inovações constantes.

As inscrições para a programação e o credenciamento dos participantes é feito a partir das 8h de segunda-feira (19), nos Centros Acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental, Bacharelado em Design, Tecnologia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia de Produção e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A programação se inicia às 9h, no auditório do CCNT, localizado na travessa Eneas Pinheiro, bairro do Marco, em Belém, e contará com a presença da direção do CCNT e da gestão superior da Uepa. A IV Semana reúne atividades científicas desenvolvidas no ensino de graduação e pós-graduação da Uepa por meio de debates, conferências, palestras, oficinas e minicursos.

A IV SETEC é realizada simultaneamente com a XIII Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental, a XVI Semana Acadêmica de Engenharia de Produção, a III Semana Acadêmica de Engenharia Florestal, a III Semana Acadêmica de Tecnologia de Alimentos, a XVII Semana Acadêmica de Design, o IV Fórum de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão do CCNT, o IV Fórum de Mobilidade Acadêmica do CCNT, em parceria com as coordenações de curso, pós- graduação, e os centros acadêmicos.

Durante as Semanas e Fóruns terão palestras sobre A importância do Intercâmbio para o Mercado de Trabalho; Gerenciamento de resíduos sólidos; Indicadores de sustentabilidade ambiental: biomassa microbiana do solo; os minicursos; Desmitificando a conversão de imagens de satélites em grandezas físicas; Normatização e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos; entre outros.

No segundo dia de evento, a professora Verônica Nagata, diretora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), ministrará de 9h as 10h, no auditório do CCNT, a palestra Política de Inovação, Propriedade intelectual e Transferência de Tecnologia da Uepa.

Os participantes, principalmente aqueles que pretendem produzir pesquisas inéditas, poderão tirar dúvidas sobre proteção intelectual. “Vamos mostrar o que é preciso para fazer inovação, proteção do conhecimento e a transferência dele. O que o pesquisador precisa para não ter revelado o conteúdo que é protegível. Caso contrário, não tem como solicitar proteção”, explica professora Verônica.

IV Semana de Tecnologia (SETEC) do CCNT
LOCAL: travessa Eneas Pinheiro, bairro do Marco, Belém