Uepa e Centur promovem Ciranda da Ciência e Caravana da Leitura

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 20/10/2015 - 13:12

Produção de “geleca”, oficina de reclicar e experimentos químicos e físicos fizeram a diversão das crianças da Escola Neci, na manhã desta terça-feira (20), no Centro de Ciências e Planetário do Pará, em Belém. As atividades fizeram parte do Projeto Ciranda da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em comemoração ao mês alusivo da criança.

“O objetivo das atividades científicas é apresentar para as crianças da faixa etária de 9 a 12 anos os experimentos de física, química, biologia, astronomia e geologia. Esta é a primeira edição do Projeto, mas existe a perspectiva de que essa programação faça parte da agenda de eventos do Centro de Ciências”, afirma a diretoria Sinaida Vasconcelos.


A simples mistura do elemento químico borato de sódio com cola branca e corante resultou em uma grande “geleca”, que foi a sensação entre a criançada. “É uma coisa nojenta e ao mesmo tempo divertida e mágica. É fácil de fazer. O interessante é que vamos colocando os elementos e vai nascendo aquela coisa grudenta e criando cor, a cor que quiser, é muito legal!”, contou a aluna da Escola Neci, Júlia Queiroz.

A Caravana da Leitura da Fundação Cultural do Estado do Pará estacionou o ônibus com muitas revistas e gibis para incentivar o hábito da leitura nas crianças. Teatrinho de fantoches e contação de histórias também fizeram parte da programação cultural para aguçar a imaginação dos pequenos.

“Lugares e atividades como estas ajudam tanto na aprendizagem quanto na produção de conhecimentos dos nossos alunos. Temos um projeto na Escola sobre a arrecadação de óleo de cozinha para reciclagem, e posteriormente, culmina na produção de sabão em barra para a distribuição na comunidade carente. Os alunos ficam entusiasmados em ajudar o meio ambiente e as pessoas. Tenho certeza que a vinda ao Centro vai estimular novas iniciativas”, disse a coordenadora de projetos e professora da Neci, Euzilene Carvalho.

Texto: Miguel Alves
Foto: Tamara Saré