Serviços gerais da Uepa é a Servidora Nota 10 do Estado

Enviado por Ize Sena em Qua, 28/10/2015 - 12:23
A servidora Odinéia Rocha, que há 42 anos integra o quadro funcional da Universidade do Estado do Pará (Uepa), foi a sorteada na oitava edição do prêmio Servidor Nota 10, do Governo do Estado, realizada na noite da última terça-feira (27), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. 
 
“Não esperava ser sorteada. As pessoas da repartição me diziam que sou 'pé quente', mas eu não acreditava. Vou dar esse dinheiro para minha filha, de 30 anos, que está comprando um apartamento pra gente”, contou a servidora, que levou para casa um prêmio R$ 20 mil.
 
Odinéia gerencia o setor de almoxarifado do campus de Educação Física, localizado na avenida João Paulo II, em Belém.  Ela faz os pedidos de material de expediente, verifica as entregas, realiza as contagens e procura saber a necessidade de material de cada setor. Antes de ser alocada no almoxarifado, a servidora já trabalhou como auxiliar de serviços gerais e telefonista na Universidade.  Ela ressalta que desempenha a função com amor e com mais de duas décadas de casa, só deixará o emprego quando for para se aposentar. “Eu cheguei aqui (campus III) e ele só existia há três anos. Sempre gostei de trabalhar aqui. Não tenho queixa de ninguém. Se eu peço algo para os meus colegas, eles fazem e eu também faço quando me pedem. Todo mundo me conhece. É só chegar na portaria e perguntar que eles dizem onde estou’’, diz Odinéia. 
 
Presente à cerimônia, o Governador Simão Jatene fez questão de ressaltar o envolvimento emocional que o servidor público tem com o trabalho e lembrou o início da premiação. “Em 2003, quando a gente decidiu criar o prêmio Servidor nota 10, muitos duvidaram que ele pudesse vingar. A emoção de ver uma festa como essa, que reúne aquelas pessoas que dão verdadeiro sentido à palavra 'servidor público', e mais, o brilho no olhar dos que foram escolhidos para representar seus órgãos nos dá a certeza de que a criação desse prêmio foi, sim, uma boa iniciativa", destacou. 
 
E citou Fernando Pessoa para descrever o que entende ser o espírito do serviço público: "Acredito que o poeta tem toda a razão quando diz que 'tudo vale a pena se a alma não é pequena'. Essa alma grande é a marca de quem escolhe o serviço publico como razão de vida, mais do que uma simples opção de trabalho. Parabéns aos servidores nota 10. O meu desejo é que um dia todos os servidores desse Estado possam incorporar esse mesmo espírito para que tenhamos também um governo Nota 10”, declarou o governador.
 
Ao total, 59 servidores foram escolhidos como os ‘Nota 10’ do seu respectivo órgão e foram premiados com medalha e um cheque no valor de mil reais. Criado em 2003 e retomado em 2012, após três anos de suspensão, o Prêmio Servidor Nota 10 é organizado pela Escola de Governança do Pará (EGPA) como forma de homenagear o funcionalismo, premiando aqueles que se destacam pela assiduidade, disciplina, iniciativa e responsabilidade. 
 
Para disputar o prêmio, os servidores podem se inscrever espontaneamente ou ser indicados pelo órgão/entidade ao qual estão vinculados, desde que atendam a dois pré-requisitos: que sejam efetivos e que não ocupem cargo de chefia. Em cada um desses órgãos é criada uma comissão de análise, responsável por avaliar e pontuar o desempenho das funções, elegendo o melhor.
 
Texto: Ize Sena, com informações de Renata Paes (Ascom Uepa) e Syanne Neno (Secretaria de Estado de Comunicação)
Foto: Rodolfo Oliveira/ Agência Pará -  Clique aqui e confira mais fotos