O Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realiza nesta sexta-feira, 6 de novembro, um encontro para debater Oralidade, Cotidiano e Educação na Amazônia. Trata-se do V Seminário do Grupo, que reúne profissionais e alunos interessados em contar, por meio de pesquisas, a historia da educação na região. O evento ocorrerá no auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), no bairro do Telégrafo, em Belém.
O objetivo do encontro é compartilhar pesquisas no campo histórico educacional amazônico; socializar estudos sobre o cotidiano das instituições educativas na Amazônia, além de refletir sobre os saberes da experiência ocorridos no cotidiano social local.
A professora de pedagogia da Uepa e integrante do Gheda, Socorro França, diz que debater a história da educação amazônica na Universidade é importante para despertar o interesse dos alunos para esse campo de pesquisa que ainda é pouco explorado. “Queremos, com o Seminário, promover um encontro entre pesquisadores, professores e alunos do estado para divulgar as produções científicas no campo da história educativa da nossa região, tema pouco explorado por profissionais da área. Já estamos na quinta edição e cada ano mais pessoas participam.”
Apresentação de banners das pesquisas, mesa redonda e conferências fazem parte da programação, entre elas, a da professora, Thaís Nívia de Lima que é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Os interessados em participar podem se inscrever, antecipadamente, pelo site http://www.gheda.com.br. As inscrições ocorrem também no dia do evento.
Serviço: O V Seminário do Grupo de Pesquisa História da Amazônia (Gheda) ocorre na próxima sexta-feira (6), a partir das 8h30, no auditório Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizado na travessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo, em Belém. As inscrições são gratuitas.
Mais informações: (91) 4009-9552
Texto: Alberto Dergan
Foto: Agência Pará