Escola de Enfermagem "Magalhães Barata" inaugura Museu

Enviado por Ize Sena em Sáb, 07/11/2015 - 19:01

Tags

Em comemoração aos 71 anos da graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Escola de Enfermagem “Magalhães Barata”, localizada na avenida José Bonifácio, bairro do Guamá, inaugura no próximo dia 10 de novembro, às 8h, um Museu com  peças históricas, que remetem a trajetória do curso ao longo dos anos.  São mais de 50 artigos catalogados pelos professores da Universidade.

O público poderá ver de perto um dos primeiros modelos de esqueletos utilizados nas aulas. A coordenadora do curso de enfermagem, professora Terezinha Vieira, explica que na época as pessoas  tinham medo de esqueletos. Por isso, eles ficavam guardados dentro de armários e só eram expostos durante as aulas. O modelo antigo chama atenção pela forma com que foi projetado. “Como as pessoas tinham medo, ele ficava pendurado dentro do armário fechado e só era visto quando alguém abria a porta ”, detalha  a professora.

O Museu traz lembranças do ano de inauguração do curso e da Escola, 1944.  São quadros com fotografias, banners, mesa utilizada nas formaturas, os primeiros  bonecos protótipos de massagem cardíaca, entre outros. “Esse bonecos tem uma mecânica esquisita, coisas de antigamente. Os móveis também, como a mesa toda desenhada com modelo da enfermagem.  É uma peça rara. Temos ainda livros antigos, vidrarias, fotos”, destaca.

A finalidade do Museu, localizado em uma das primeiras salas, na entrada do campus IV, é fazer com que o público conheça as fases pela quais a Escola de Enfermagem passou. “É uma grande inauguração. Tudo foi construído pela colaboração dos professores. Queremos que as pessoas se lembrem de toda a construção da Escola de Enfermagem e de tudo que passou”, ressalta a coordenadora do curso.

Logo após a inauguração do Museu, haverá uma missa e em seguida a palestra sobre Ética Profissional, no auditório do campus. Na área livre do campus, uma estrutura para a prática de rapel estará à disposição dos convidados que curtem esportes radicais.

HISTÓRICO

A Escola de Enfermagem “Magalhães Barata” da Uepa foi a primeira instituição a ofertar na Região Norte o curso de Enfermagem.  Criada em 1944, por João de Barros Barreto e Waldir Bouhid, diretor do Departamento Nacional e do Departamento Estadual de Saúde, respectivamente, através do Decreto N° 174, de 10 de novembro de 1944, a EEMG foi primeiramente chamada de Escola de Enfermagem do Pará.

Com a criação da  Uepa, constituída pela Lei 5747, de 18 de maio de 1993, e instalada em definitivo em 5 de abril de 1994, a Escola de Enfermagem foi incorporada a estrutura universitária, e passou à categoria de curso de graduação em Enfermagem do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Com o decorrer dos anos, o ensino de Pós-Graduação Lato Sensu alcançou avanços significativos com a implantação de onze cursos. Ele também se desenvolveu com a primeira turma do Mestrado em Enfermagem, em parceria com a Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Atualmente, a Universidade já formou mais de 1700 enfermeiros. O curso adota como base filosófica a dimensão humana do cuidado, no exercício da profissão como prática da assistência em todos os níveis do ensino, da pesquisa e da administração da assistência e dos serviços de saúde.

Texto: Renata Paes
Foto: Mácio Ferreira