Grupo de pesquisa realiza palestra sobre procedimentos de pesquisa e educação

Enviado por Ize Sena em Qui, 05/11/2015 - 19:20
O Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), promoveu nesta quinta-feira, 5 de novembro, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), a palestra com o tema Procedimentos das pesquisas sobre a educação em contexto não escolares: Concepção de educação a partir do antigo regime e do Iluminismo, ministrada pela professora Thaís Nívia de Lima, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O objetivo do encontro foi reunir profissionais e acadêmicos para uma discussão sobre história da educação; religião; política; formas de trabalho; entre outros temas, desde a época do Iluminismo à contemporaneidade.

Na palestra, além dos princípios morais, éticos e políticos da história da educação, a professora, Thaís Nívia, fez uma reflexão e discursou sobre o pensamento de diversos autores, filósofos, entre eles, Michael Foucault, e historiadores, que segundo a professora, fazem parte da formação de todos os alunos, "Não adianta encher a cabeça ‘dos meninos’ de conhecimento se eles não forem formados de criticidade para o pensamento dos diversos autores. Por isso a discussão é importante".

A aluna do mestrado em educação da Uepa, Isabell Teresa Tavares Neves, 24, diz que a iniciativa da Universidade em trazer profissionais de fora do estado é de fundamental importância na formação. “São esses eventos que movimentam os diálogos científicos. Esse é um caminho para que a gente conheça produções de profissionais de outras Universidades, e para que a gente amplie o nosso olhar para a pesquisa epistemológica, acadêmica e social”, diz ela.

V Seminário do Gheda

Amanhã, sexta-feira, 6 de novembro, o Grupo de Pesquisa e História da Educação na Amazônia (GHEDA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realiza um encontro para debater Oralidade, Cotidiano e Educação na Amazônia. Trata-se do V Seminário do Grupo, que reúne profissionais e alunos interessados em contar, por meio de pesquisas, a historia da educação na região.

O evento ocorrerá no auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), no bairro do Telégrafo, em Belém. As inscrições são feitas, gratuitamente, no site www.gheda.com.br e também no dia do evento.

Texto e Foto: Alberto Dergan