Sectet promove fórum e mostra de tecnologias sociais na Uepa

Enviado por Ize Sena em Seg, 09/11/2015 - 17:00
Exposições, oficinas e debates sobre temas variados fizeram parte do III Fórum Paraense de Tecnologias Sociais e da IV Mostra de Tecnologias Sociais, realizados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), com apoio da Rede Paraense de Tecnologias Sociais (RTS/PA). Os eventos ocorrem nos últimos dias 5 e 6 e novembro, no Campus II da Universidade do Estado do Pará (CCBS/Uepa). O tema deste ano foi a “Energia e desenvolvimento social”.

O reitor da Uepa, Juarez Quaresma, deu as boas vindas aos participantes e agradeceu à Sectet por ter escolhido a Uepa para sediar a terceira edição do Fórum e a IV Mostra de Tecnologias Sociais. Além de sede dos eventos, a Uepa participa com um estande na Mostra de TS, com destaque para os projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da Uepa  (Nedeta/Uepa).

A mesa de abertura foi composta por outros gestores de instituições que compõem a RTS, entre eles, o titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello. O secretário ressaltou que, diante de um cenário de crise, é preciso que as instituições interajam entre si e pactuem para que as parcerias resultem em benefícios sociais. “A ideia é avançarmos e consolidarmos a Tecnologia Social como carro-chefe da política de Ciência e Tecnologia do estado. Me comprometo, como secretário, a ampliar os investimentos em projetos estruturantes que sejam eficientes na resolução de alguns dos nossos principais gargalos”, enfatizou o titular da Sectet.

Energia para o Desenvolvimento Social - O professor Roberto Zilles, coordenador do Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP), ministrou a palestra de abertura “Aplicações da Energia Solar Fotovoltaica para Incremento da Qualidade de Vida da População”. Na ocasião, o pesquisador, que também atua como vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia (INCT-EREEA), falou sobre as diversas as potencialidades da energia fotovoltaica para melhorar a qualidade de vida das populações que não têm acesso à rede de energia elétrica. “Com relação custo-benefício bastante competitiva em relação à energia obtida por diesel, mais usada nas comunidades, a energia elétrica gerada a partir da energia solar pode transformar realidades, ao ser usada na comunicação, na iluminação de escolas e residência, no fornecimento de água, na produção de gelo para conservação de alimentos e em outros diversos usos”.

Roberto Zilles apresentou, também, as possibilidades de uso da energia solar no ambiente urbano como alternativa para redução do consumo de energia elétrica. De acordo com o pesquisador, o uso da energia solar nas cidades vem crescendo e, por isso, é importante esclarecer a viabilidade, os desafios e as potencialidades da microgeração de energia fotovoltaica no ambiente urbano.

IV Mostra de Tecnologias Sociais – Paralelamente à Programação do Fórum, ocorreu a IV Mostra de TS, cujo objetivo é divulgar boas práticas e projetos com potencial para solucionar problemas, com baixo custo e interação social. Nesta edição, as seguintes instituições participam da Mostra expondo projetos nos estandes: Embrapa; Emater; UFPA; Uepa; Secretaria de Econômico, Mineração e Energia (Sedeme); Casa dos Empreendedores de Bragança.

A estudante de Terapia Ocupacional Glória Santos se interessou pelo estande da Casa dos Empreendedores de Bragança, que está expondo produtos obtidos com recursos da região, como a tradicional farinha, a cerâmica de argila de mangue e os artesanatos de escamas de peixes. “Achei muito interessante o novo uso que eles estão dando à escama de peixe que seria descartada e, ainda por cima, gerando renda para as pessoas da região”, falou a visitante.

Texto: Ana Carolina Pimenta (Ascom Sectet) l  www.sectet.pa.gov.br
Edição: Ize Sena (Ascom Uepa)
Fotos: Ascom Sectet