Uepa inaugura primeiro Museu de Enfermagem do Norte do País

Enviado por Ize Sena em Ter, 10/11/2015 - 14:14
Vestimentas das primeiras enfermeiras, quadros com momentos marcantes do curso, peças em inox, vidro e porcelana e, muita história para contar ao longo dos 71 anos da Enfermagem no Pará. Todo esse regaste de objetos e documentos históricos integram o Museu da Escola de Enfermagem "Magalhães Barata", inaugurado na manhã desta terça-feira (10), no Campus IV da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no bairro do Guamá, em Belém.

O Museu abre suas portas a comunidade acadêmica e aos visitantes, como o primeiro do Norte do País. Trata-se de um marco na história da graduação mais antiga da Uepa. Os mais de 50 objetos catalogados começaram a ser reunidos há dez anos, durante as comemorações de 60 anos da Escola. Na época, foi organizado o Memorial "Edilma Massarandura", hoje atual Museu,  em homenagem a estudante de enfermagem, vítima de acidente de trânsito.

"Nosso Museu não vai se limitar ao espaço físico que hoje se inaugura. A nossa Escola como um todo guarda muita história. Foi uma força tarefa e nosso sonho é hoje uma realidade muito importante para nós que amamos a Escola e amamos a enfermagem. Ele vai servir de espaço não só para alunos, mas para toda sociedade. O espaço é nosso", declarou uma das professoras que contribuiu para a montagem do Museu, Simone Beverly Nascimento.

Além da guarda e exibição de coleções de interesse artístico, cultural e científico, o Museu é mais um espaço para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão em enfermagem. Mas para a aluna do Mestrado em Enfermagem e egressa da Uepa, Dianne Costa, trata-se também de um ambiente de recordação familiar, pois mãe e tia também se formaram na tradicional Escola. "A boneca com as vestimentas e a lâmpada são os dois maiores ícones da Enfermagem e já estava implícito na minha família. O Museu resgata essa história, traz grandes contribuições com a trajetória da implantação e a vivência para consolidar a enfermagem no Pará. Resgata também o nome 'Magalhães Barata', que é uma referência não só regional, mas nacional", enfatizou a aluna.

Presente à inauguração, o reitor, Juarez Quaresma, destacou a importância histórica da Escola e a necessidade de investir justamente na recuperação do local. "Por que um museu? Porque é com a história que se aprende e a história da enfermagem ensina todos os cursos da área da saúde nesse estado, porque é pioneira.  Se o Museu é uma realidade, a geração futura tem obrigação de estudar e vocês, alunos, têm um grande acervo para contar história e gerar Trabalho de Conclusão de Curso e tese de mestrado", afirmou Quaresma, que sugeriu também a inclusão de um cargo de museólogo no concurso para técnico-administrativo, cujo edital deve ser divulgado em 2016.

"Temos um prédio antigo, que nos causa muito orgulho. Se perguntarmos aos acadêmicos, professores e aos servidores se querem sair  dessa 'casa velha' todos dirão que 'não'. A nossa  casa faz parte da nossa identidade e é nela que aprendemos a ciência e a arte de cuidar das pessoas e da sociedade", frisou a coordenadora do Curso, Terezinha Vieira.

Além da inauguração do Museu,  a programação dos 71 anos da graduação e da Escola seguiu com Mesa Redonda sobre Ética na Enfermagem, com a presença do presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PA) e professor da Uepa, Mário Antônio Vieira.

Texto: Ize Sena
Foto: Miguel Alves