Quatro alunos do curso de Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Pará (Uepa) receberam o prêmio de Melhor Artigo da Área ‘Gestão da Qualidade’, no XXII Simpósio de Engenharia de Produção (Simpep), que ocorre no período de 9 a 11 de novembro, em Bauru, no interior de São Paulo. O trabalho, orientado do professor Hélio Ferreira, é intitulado Aplicação do Fmea em um provedor de internet no município de Marabá.
Os estudantes aplicaram o Failure and Effects Analysis (Fmea) em uma empresa de Marabá responsável por fornecer internet na região. O Fmea é uma ferramenta que utiliza metodologias para prevenir possíveis danos em processos da rede de computadores, de forma que se identifique como, de modo preciso, recuperar o processo normal do serviço.
Após a realização do projeto vários erros foram detectados e prevenidos. Além disso, foi concluído que com a utilização da ferramenta obtêm-se vantagens estratégicas para a ininterrupção do serviço, pois é possível prever e reverter possíveis falhas que ocorram no fornecimento de internet.
Um dos alunos idealizadores do projeto, Ivo Moacir Rodrigues, explica que o objetivo é atender uma demanda existente no município. “Em Marabá existe uma carência em todos os sistemas que envolvem internet. Em lojas, bancos e até mesmo em hospitais. É um problema real. Pensando nisso, desenvolvemos o trabalho nessa empresa e esperamos que seja aplicado em outros locais”, diz ele, que trabalhou em conjunto com os alunos Eduardo Bogaz, Felipe Rossato e Thalisson Thiago, todos do campus da Uepa em Marabá.
O coordenador do curso, professor Vitor Martins, diz que o Simpósio é o maior evento da área e ressalta a importância de os alunos receberem o prêmio. “Esta é mais uma prova que o curso percorre um caminho sólido. O Simpósio é maior encontro de Engenharia de Produção e reconhecido nacionalmente, então, essa é uma conquista muito grande, para os alunos e para a Universidade”.
O prêmio foi entregue aos estudantes, em uma cerimônia realizada pela organização do evento, no dia 9 de novembro.
Texto: Alberto Dergan
Foto: Vitor Martins