Os cursos da área da saúde – Fisioterapia, Biomedicina, Medicina e Licenciatura em Educação Física – são os mais concorridos no Processo Seletivo 2016 (Prosel) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O destaque vai para o curso de Fisioterapia, em Belém, nas categorias cotistas e não cotistas. Das oito vagas ofertadas aos cotistas, cada uma é disputada por 349 inscritos. Na categoria não cotistas são 111, 2 candidatos por vaga.
Na condição de cotista, o 2º lugar ficou com Biomedicina, em Marabá, com 212, 33 para uma vaga. Licenciatura em Educação Física, em Belém, ganhou a 3º posição. São 195,10 inscritos na disputa para cada uma das 10 oportunidades.
Na condição de não cotista, o curso de Medicina, em Marabá, ficou na 2º posição. Cada vaga é pleiteada por 111 candidatos. Medicina, em Belém, conquistou a 3º posição, com 101,7 na demanda por vaga.
O Prosel 2016 oferta 1.710 vagas, distribuídas em 22 cursos de graduação. A novidade é que a partir deste ano, a Uepa adota as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de avaliação do Prosel. Por isso, só concorrerão às vagas quem realizou as provas do Enem, em 24 e 25 de outubro.
A Uepa reserva 40% das vagas a candidatos que cursaram o Ensino Médio em Escolas da Rede Pública Brasileira. Ainda será atribuído um bônus de 10% sobre a média aritmética das notas obtidas no Enem, aos estudantes que concluíram o Ensino Médio em escola pública do Pará. A comprovação dessas condições será feita no ato da matrícula. O candidato que não provar a veracidade das informações será eliminado do Processo, perderá o direito a vaga e de se matricular.
Texto: Renata Paes
Foto: Miguel Alves