No período de 30 de novembro a 2 de dezembro será realizado, no Centro Cultural Tancredo Neves (Centur), o XIX Encontro Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense (Ifnopap), também conhecido como Campus Flutuante da Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo do evento é promover a integração entre profissionais de diversas áreas científicas, alunos e comunidade externa para discutirem acerca do multiculturalismo amazônico.
As inscrições são gratuitas e ocorrem até o dia do evento. Para participar, os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site http://ifnopap.blogspot.com.br/.
A programação conta com mesas redondas; minicursos; exposição de painéis e várias palestras, entre elas, a das professoras da Uepa, Josebel Akel Fares, com o tema Um caminho para educação do sensível e Leituras literárias: um olhar antropológico, de Renilda Rodrigues Bastos.
Segundo os organizadores, desde a criação, em 1993, o Ifnopap já realizou mais de 18 eventos, sendo 15 no formato embarcados. Reuniu centenas de pesquisadores e visitou mais de 30 municípios paraenses. Como resultado dos trabalhos de extensão, as viagens do campus flutuante renderam mais de 20 livros publicados, 30 dissertações, oito teses de doutorado e monografias de especialização, além de 10 documentários e quatro curtas-metragens.
“O Ifnopap é um dos maiores projetos da UFPA, em parceria com outras Universidades. Já realizamos dezoito eventos, sendo que quinze ocorreram no formato de seminários embarcados, com a presença pesquisadores, artistas, jornalistas, cineastas estudantes, entre outros estudiosos”, diz a coordenadora do projeto, professora Maria do Socorro Simões.
Esta edição do projeto é desenvolvida por meio de uma parceria entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa); Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); Universidade Federal do Pará (UFPA) e Faculdade Estácio do Pará (FAP).
Serviço: O XIX Encontro Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense (Ifnopap) ocorre de 30 de novembro a 2 de dezembro, a partir das 16h, no Centro Cultural Tancredo Neves (Centur), localizado na avenida Gentil Bitencourt, nº 650, bairro Batista Campos.
Mais informações: (91) 3201-7629 ou ufpacampusflutuante@gmail.com
Texto: Alberto Dergan
Foto: Facebook Ifnopap