Amazônia em foco no IV Simpósio em Ciências Ambientais

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 18/11/2015 - 19:19

Começou na tarde de quarta-feira (18), no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), o IV Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia. O evento vai até esta sexta-feira, 20 de novembro. A mesa de abertura foi composta pelo coordenador do evento, Altem Pontes; a diretora do CCNT, Eliane Coutinho; a docente do Mestrado em Ciências Ambientais, Ana Lucia Nunes; e as coordenadoras das linhas de pesquisa Estudo de Ecossistemas Amazônicos, e Meio Ambiente e Sustentabilidade, respectivamente, Ana Claudia Caldeira e Norma Ely Beltrão.

O coordenador do IV Simpósio destacou que a programação teve mais de 500 inscritos e para o ano que vem, a ideia é torná-la a nível nacional. “ A gente já vem com o Simpósio há cinco anos. Digo cinco porque o primeiro ano foi um evento interdisciplinar, que depois não teve mais fôlego para continuar. Retornamos com o Simpósio e queremos expandí-lo muito mais. Esse evento não se faz por si só. É um conjunto de trabalho”, destaca o professor Altem Pontes.

A palestra de abertura foi baseada no tema do livro escrito pelo professor. Tanto a palestra quanto a obra foram intituladas de “Ciências Ambientais: Pesquisas em Interdisciplinaridade, Educação Ambiental, Meio Ambiente e Sustentabilidade”. Altem destacou os diversos conceitos e fatores relacionados a sustentabilidade. “ Um dos grandes vilões da sustentabilidade é o poder econômico. O dinheiro. Dificilmente alguém vai deixar de cortar uma árvore, se necessitar daquele dinheiro para sobreviver. Outro ponto é que a tecnologia atual não leva em conta a questão ambiental. A cultura de consumo provoca o crescimento do uso dos recursos naturais até exauri-los”, afirmou ele.

A diretora do CCNT, Eliane Coutinho aproveitou a oportunidade para informar que o campus V já trabalha com a possibilidade de ofertar, futuramente, Doutorado em Ciências Ambientais. “ Queremos aproveitar que já temos mestrado em Ciências Ambientais para formar agora doutores na área”, diz ela.

A programação busca aprofundar discussões sobre a Amazônia a partir do conhecimento de profissionais e acadêmicos de engenharia, tecnologia, saúde, ciências naturais, ciências exatas e comunicação, de dentro e fora da Universidade. Para cada área, haverá painéis sobre temas como Ciências Agrárias e Sustentabilidade na Amazônia; Educação, Cultura e Sociedade na Amazônia, Movimentos Sociais e Conflitos Socioambientais; entre outros.

Mais informações no site da programação

Texto: Renata Paes
Fotos: Bianca Almeida/Ascom-Uepa