Uepa comemora Dia do Músico com Caminhada, Concertos e Palestras

Enviado por Ize Sena em Sex, 20/11/2015 - 12:13

Para celebrar o Dia do Músico, comemorado em 22 de novembro, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza de 22 a 25 de novembro, Caminhada, Concertos Líricos, oficinas e palestras. As programações são gratuitas e abertas a todo o público.

Em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Uepa promove a Caminhada do Músico e Concertos Líricos, no domingo (22). A Caminhada começa às 9h, com concentração no Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), em Nazaré. Os idealizadores estimam cerca de 500 participantes. O trajeto da Caminhada será a travessa 14 de Março, avenida Governador José Malcher, com término na Praça da República. A programação é motivada pelo desejo que os músicos, professores e egressos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura tem em ver o ensino da música implantado nas escolas da rede municipal e estadual de ensino do Pará.

De acordo com a Lei 11.769/2008, a música deve ser conteúdo obrigatório do componente curricular dos estudantes do ensino infantil, fundamental e médio. “Faremos uma caminhada para reivindicar a efetiva presença no projeto político pedagógico da música na escola. Queremos também vagas especificas para professores de música, infraestrutura para as aulas, formação para o professor”, destaca a docente de música da Uepa, Lia Braga.

Ela enfatiza que a disciplina faz com que o ser humano desenvolva a parte sensorial, emocional e intelectual. “O próprio Ministério da Educação diz que, segundos estudos  das neurociências,  a presença da música desenvolve uma série de fatores que vão dar uma base melhor para o desenvolvimento sensorial, emocional e intelectual do ser humano. O meu pensamento é que a música é uma área de conhecimento e como tal todo mundo deve ter acesso. Se isso não for alimentado nas escolas, vai acabar morrendo. É uma área de conhecimento que deve ser democratizada”, destaca ela.

CONCERTOS LÍRICOS

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Uepa convidou o Projeto de Extensão Concertos Líricos da Escola de Música da UFPA para juntos levarem ao público o repertório de Mozart, Mendelssohn e músicas francesas. As canções serão interpretadas pela mestra em performance vocal e professora da Uepa, a soprano Dione Colares. Ela cantará com os professores da UFPA, Márcia Aliverti (soprano), Milton Monte (barítono) e Alexandre Contente (piano).

A programação está marcada para as 17h , na Capela do São José Liberto, localizada na Praça Amazonas, s/, bairro do Jurunas. Os repertórios são clássicos e contemporâneos. “Comentaremos curiosidades sobre os autores, tipos de composição. A programação é  para um público eclético, que gosta de todos os tipos de música”, reforça Dione Colares.

SEMANA DO MÚSICO
O curso de Licenciatura em Música da Uepa promove de 23 a 25 de novembro, a Semana do Músico. A programação terá início às 8h, na Sala de Recitais, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CSSE), localizado na travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo.

Haverá palestras e oficinas sobre Articulações Pedagógicas em Música na formação integral, Leitura de partitura, A prática musical na flauta doce por meio de músicas populares, entre outras atividades teóricas e práticas.

Texto: Renata Paes
Foto: Tamara Saré