O Projeto Cineclube da Universidade do Estado do Pará (Uepa) exibe nesta terça-feira (24), o emocionante drama do menino Roberto Carlos Gomes, abandonado em uma entidade assistencial recém criada pelo governo nos anos 70, em O Contador de Histórias, longa-metragem dirigido pelo brasileiro Luiz Villaça.
Para encerrar as atividades do ano de 2015 do Cineclube Uepa, a coordenação do Projeto escolheu o Cine Olympia para ser o local da exibição, que ocorrerá às 15h, com entrada franca. O Olympia é considerado o cinema mais antigo em funcionamento no País e está localizado na avenida Presidente Vargas, em frente a uma das praças mais charmosas de Belém, a Praça da República.
Após a apresentação do filme, membros da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) e da Academia Paraense de Ciências (APC), junto com os presentes irão debater sobre problemáticas da sociedade abordadas na sessão. Todos que comparecerem receberão certificado de participação.
No ano de 2015, o Cineclube realizou exibições itinerantes abrangendo todos os Centros da Universidade em Belém e nos demais Campi. A ideia foi democratizar os espaços em torno da Uepa e envolver de maneira mais eficaz os alunos de todos os cursos de graduação, pós-graduação, professores, servidores e toda a comunidade externa.
Sinopse: Aos 6 anos, Roberto é deixado pela mãe em uma entidade assistencial recém criada pelo governo. Aos treze anos, após incontáveis fugas, ele é classificado como ‘irrecuperável'. Contudo, para a pedagoga francesa Margherit Duvas (Maria de Medeiros), o menino representa um desafio. Determinada a fazer Roberto o objeto de seu estudo, tenta se aproximar dele. O garoto em princípio reluta, mas, depois de uma experiência traumática, procura abrigo na casa de Margherit. O que surge entre os dois é uma relação de amizade e ternura, que porá em xeque a descrença de Roberto em seu futuro e desafiará Margherit a manter suas convicções.
Serviço: O Contador de História, nesta terça-feira, dia 24 de novembro de 2015, às 15h, no Cine Olympia, localizado na avenida Presidente Vargas, em Belém.
Texto: Miguel Alves/Ascom-Uepa
Foto: Divulgação