O Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Cidadania na Amazônia (Gmseca) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza, no dia 30 de novembro, no auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), o Seminário com o tema Direitos em Risco: Conservadorismo político e a luta das mulheres. O objetivo do evento é promover à comunidade acadêmica e externa debates sobre temas que versam sobre os direitos humanos.
Assuntos como o Projeto de Lei nº 5069/13, que dificulta o acesso aos métodos contraceptivos, exceto nos casos em que a mulher comprove agressão sexual por meio de teste de corpo delito e boletim de ocorrência, serão debatidos.
A mesa de discussão será composta, entre outros, pela representante do Gmseca, professora Maria Marize Duarte; pela vereadora de Belém, Marinor Brito; pela socióloga, Zélia Amador de Deus; e pel representante do movimento mulheres do campo e da cidade (MMCC), Elizete Veiga Maia.
O integrante do Gmseca e organizador do evento, Ricardo Nascimento Ferreira, explica que o Seminário pretende oferecer para os alunos, da Uepa e de outras instituições, um ambiente de troca de ideias. “O debate é importante por proporcionar um ambiente de encontro, por oportunizar discussões sobre os direitos conquistados por grupos que foram historicamente oprimidos, como mulheres, negros e homossexuais. Hoje, esses direitos começam a se perder devido a ação parlamentar totalmente conservadora” diz ele.
A inscrição para o evento é gratuita e ocorre momentos antes do início das atividades.
Serviço: O Seminário Direitos em Risco: Conservadorismo político e a luta das mulheres do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Cidadania na Amazônia (Gmseca), ocorre no dia 30 de novembro, a partir das 16h, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo.
Texto: Alberto Dergan
Foto: Divulgação