A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realiza mais uma ação do programa “Uepa nas Comunidades”, até as 18h desta quinta-feira (26). O local desta edição foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Vera Simplício, no bairro do Telégrafo, com o objetivo de atender à comunidade em geral.
Durante a programação houve atendimentos de pediatria, clínica médica, verificação de pressão de arterial e exames de glicemia, além de atividades lúdicas para crianças, com brinquedoteca. Houve orientação física, postural e nutricional, para adultos e crianças. E também palestras de formação para os professores da escola, com temas como metodologia, redação oficial e uso de tecnologias em sala de aula.
A pró-reitora de Extensão, Mariane Franco, afirma que o programa é um meio eficaz de a Universidade assumir o papel de dar retorno à sociedade. “O programa é uma maneira de nós mostrarmos o que a Universidade faz, o que os nossos alunos aprendem. É a gente poder devolver para a comunidade aquilo que a Uepa produz”, afirma Mariane Franco.
A autônoma Vanessa Mendonça foi uma das pessoas atendidas pelo Uepa nas Comunidades. O filho, Gabriel Mendonça, é aluno do 5º ano da Escola Vera Simplício e participou das atividades da ação. “Esse tipo de projeto é muito bom, porque pude me consultar com o clínico geral e trazer meu filho à pediatria. Passaram exames tanto para mim quanto para ele”, conta Vanessa.
A equipe do programa é composta por funcionários da Proex, professores e acadêmicos da Uepa, de cursos da saúde, como Enfermagem e Medicina, e da educação, como Educação Física e Pedagogia. Há 25 acadêmicos da Uepa envolvidos no programa.
O discente do curso de Medicina, Felipe Botelho, é um deles e conta como as ações permitem uma experiência que não seria possível na sala de aula. “Aqui nos temos um treinamento, porque nem sempre temos a oportunidade de praticar o que se aprende em sala de aula. Aqui começamos a atender os pacientes e a tirar dúvidas”, diz o acadêmico.
A coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Proex, Ana Telma Sousa, explica que o programa foi concebido “porque as crianças, os pais e a comunidade em geral tinham uma grande demanda por saúde. Como cuidadores sociais que somos, realizamos a ação aqui e em outros lugares. E além do atendimento de saúde, fazemos também o de formação”.
O programa existe desde 2012 e já realizou outras ações em municípios do interior do Pará, como Barcarena, Bujaru, Castanhal, Conceição do Araguaia e Redenção. Já houve atividades também no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), voltadas para os estudantes. E no próximo sábado, 28, o Uepa nas Comunidades vai para Ananindeua, com programação similar à da ação desta quinta, mas também com atendimento ginecológico.
Texto: Sergio Ferreira Junior
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa