Saúde de mães e recém-nascidos é tema de Congressos de Enfermagem

Enviado por Ize Sena em Sex, 27/11/2015 - 12:14
 
O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) sedia em 2 de dezembro, de 8h às 18h, oficinas e minicursos que antecedem o IX Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (IX COBEON) e o III Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (III CIEON).
 
Entre as temáticas, estão “As Boas Práticas do Pré-Natal, Parto e Nascimento”, “Assistência de Enfermagem nas Urgências e Emergências Obstétricas”, “Acolhimento e Classificação de Risco do Parto em Maternidades”, entre outros.
Os ministrantes das palestras são renomados profissionais de dentro e fora do Estado, especialistas em obstetrícia. Poderão participar todos os inscritos no IX COBEON/ III CIEON. A abertura oficial do evento está programada para às 18h, da próxima quarta-feira (2), no Centro de Convenções da Amazônia – Hangar. Os Congressos ocorrem até 4 de dezembro. 
 
A programação é promovida pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros (Abefon) e Sessão Belém (Pará). Os responsáveis estimam cerca de dois mil participantes.  O tema central da programação é “Enfermagem Obstétrica e Neonatal: impactos, conquistas e desafios à saúde sexual e reprodutiva para a maternidade segura e prazerosa”. 
 
O presidente da Abefon/Pa, Horácio Ferreira Cunha Bastos, frisa que a escolha do tema está diretamente relacionada com as recorrentes mortes de mães e bebês antes, durante e depois da gravidez. “Esse tema reflete tudo o que queremos discutir na Região Norte, Brasil e no mundo. Vamos abordar a saúde da mulher e do recém-nascido. Hoje temos um alto índice de mortalidade materna. A Região Norte fica em segundo lugar no registro de mulheres que morrem durante o clico de gravidez e bebês que nascem prematuros e morrem antes de completar de 30 dias”. 
 
Texto: Renata Paes
Foto: Mácio Ferreira