Ananindeua recebe ações do Uepa nas Comunidades

Enviado por Ize Sena em Seg, 30/11/2015 - 18:15

A comunidade do Conjunto Girassol, no bairro Águas Brancas, em Ananindeua, recebeu na manhã do último sábado (28), os serviços de saúde ofertados pelo Programa Uepa nas Comunidades, uma das ações de extensão desenvolvidas pela Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Adultos, jovens e crianças passaram por diversas estações onde foram oferecidas avaliação física e nutricional, verificação de pressão arterial, testes de glicemia e consultas de clínica médica, ginecologia e pediatria.

Formado pela Uepa, o professor de Ciências Naturais e morador do Conjunto, Flávio Araújo, aproveitou a oportunidade e levou toda a família, esposa e filhos. “Já conhecia os trabalhos de extensão da Uepa e tinha ouvido falar desse (Uepa nas Comunidades). É de grande importância para a comunidade, que é muito carente de saneamento e saúde. Temos alta demanda porque temos muitas comunidades em volta que não acompanharam o crescimento. Só temos a agradecer a parceria com a Uepa”, afirmou o professor.

O Conjunto Girassol é moradia para aproximadamente 2 mil pessoas e 1.800 famílias. Devido à dificuldade de acesso, são poucos os serviços oferecidos. Daí a iniciativa de fazer uma ação na localidade, que veio do servidor da Uepa e morador do bairro, Nadson Costa.  “A gente tem vontade de fazer uma ação desse tipo no bairro, porque a dificuldade é muito grande pelo acesso e falta de médico. Os postos são longe e aproveitando, surgiu essa ideia para ajudar a população. Eu também tinha vontade de trazer para onde eu moro, eu acabou dando certo”.

“Quero agradecer a Uepa por trazer uma equipe de qualidade para uma comunidade tão precária. O posto de saúde mais próximo fica no Júlia Seffer e é dada prioridade para as pessoas de lá. Essa dificuldade fez com que fôssemos atrás e conseguíssemos a Uepa. Seus alunos estão de parabéns porque vieram aqui”, avaliou o presidente da Associação Comunitária dos Moradores do Conjunto Girassol (ASCOMCGI), Marcelo Pina.

No sábado (28), 25 alunos e duas médicas participaram da ação, que foi a última de 2015. Ao longo do ano, foram 13 mutirões pelos municípios de Bujaru, Benevides, Barcarena, Curralinho, além da Ilha de Mosqueiro e dos bairros Telégrafo, Pedreira e Jurunas, em Belém. “Foi um ano bom. Apesar da crise que o mundo passa, nós conseguimos executar as ações de extensão com a boa vontade de todos. Hoje, a comunidade veio, passou por todos os serviços. Senhoras e crianças já saíram com remédios na mão. Os alunos aprendem a dinâmica e saem preparados para enfrentar as dificuldades do dia a dia, dão um atendimento diferenciado e isso reflete na formação”, detalha a pró-reitora de Extensão, Mariane Franco.

Em 2016, a expectativa é levar os atendimentos para os campi da Uepa fora da capital, com o auxílio de um ônibus próprio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). As atividades serão retomadas em março.

Texto: Ize Sena