Relatórios do Pibic e Pibiti deverão ser entregues até 29/1

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 21/12/2015 - 10:53

Tags

Os aprovados no Edital Nº 036/2015, referente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação para os subprogramas PIBIC/CNPq, PIBIC-AF/CNPq, PIBIC-AF/UEPA, PIBIC/UEPA, PIBITI/CNPq e PIBITI/UEPA, deverão encaminhar até 29 de janeiro de 2016 o relatório parcial. O envio deverá ser feito pelo orientador para o e-mail diretoriadepesquisa@uepa.br, em formato PDF.

Os projetos de pesquisa relativos a seres humanos e os que envolvam animais deverão encaminhar, junto com o relatório,  comprovante de aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos ou Comitê de Ética no Uso de Animais. O descumprimento a esta exigência, levará ao cancelamento do projeto automaticamente.

Até 29 de janeiro de 2016 também é a data para fazer o desligamento do bolsista, juntamente com uma justificativa formal. Caso aceita a justificativa pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), Diretoria de Desenvolvimento à Pesquisa e Coordenação Institucional do PIBIC, o orientador poderá indicar outro discente para a vaga.

A Propesp irá enviar por e-mail aos orientadores e bolsistas as instruções relativas ao relatório parcial referente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/Fundação Amazônia de Amparo e Estudos e Pesquisas do Pará (PIBIC/FAPESPA).

O programa na Uepa

O número de propostas submetidas para o Pibic foi o maior já registrado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) nos dois últimos anos. Foram 256 trabalhos. Desse total, 144 são do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); 73 do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e 39 do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT). Em 2014, a Pró-reitoria registrou 189 inscrições, em 2013, 175; e em 2012, 135.

O programa apoia a iniciação científica desenvolvida nas Instituições de Ensino Superior por meio da concessão de bolsas a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores.

O objetivo é contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores; estimular a articulação entre a graduação e pós-graduação e, com isso, contribuir na formação de recursos humanos para a pesquisa, além de estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural.

Texto: Renata Paes

Foto: Arquivo Ascom-Uepa