Pesquisadores da Uepa e UFSCar debatem cooperação em pesquisa sobre Amazônia

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 02/12/2015 - 13:08

O reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Juarez Quaresma, se reuniu nesta quarta-feira (02), com pesquisadores da Uepa e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para discutir convênio de pesquisa interdisciplinar sobre a região amazônica. As frentes da pesquisa visam à discussão sobre as novas ruralidades, os aspectos do desenvolvimento e os processos de urbanização na Amazônia.

O objetivo do convênio é consolidar a pesquisa sobre as problemáticas da sociedade, políticas e populações da região, já produzida na Uepa; e de firmar parcerias com um centro reconhecido, para possibilitar o trânsito de professores e alunos da pós-graduação e a produção conjunta de conhecimento. O início do convênio está previsto para 2017.

Para o reitor da Uepa, Juarez Quaresma, a Universidade possui grande potencial nessa parceria devido à sua interiorização e a orientação para as problemáticas e realidades locais, sendo necessário ampliar as oportunidades dos pesquisadores da Uepa. Segundo o reitor, “nós temos investido na capacitação de recursos humanos, de mestres e doutores. Se houver a possibilidade de continuar essa formação com grupos de pesquisa consolidados e de excelência, é uma oportunidade de alavancar a pesquisa na região”.

Com essa parceria, serão criados grupos de pesquisa em cada uma das instituições. E além da UFSCar, os pesquisadores pretendem se aproximar de outros centros no Brasil, como o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ), e de fora do país.

De acordo com o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Uepa, Augusto Carvalho, as áreas abrangidas serão a história, a geografia, as engenharias, as ciências ambientais e a saúde. “Levamos em consideração as vertentes da discussão socioambiental. Essa cooperação é um passo importante para consolidar essa discussão acadêmica em nível nacional e internacional, considerando que a rede não vai ser restrita a Belém, mas abarca o interior e possibilita um intercâmbio de professores”, declara o professor.

O principal motivo da parceria é estabelecer diálogos com e na Amazônia. O coordenador do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFSCar, Rodrigo Martins, afirma que o interesse em formar esse grupo está no quadro das complexidades da região amazônica. “Venho desenvolvendo em São Paulo estudos sobre novas ruralidades, ambiente e sociedade. O espaço amazônico é bastante heterogêneo, não há um predomínio da agricultura, que é uma atividade ameaçadora e concorrente”.

Palestra

Como parte das atividades do professor da UFSCar, Rodrigo Martins, será realizada na quinta-feira (3), a palestra “Novas ruralidades no século XXI”, em que será apresentado um panorama dos espaços rurais no Brasil, além da agricultura. O pesquisador falará sobre as mudanças na estruturação do campo, o desenvolvimento dessas regiões, bem como sobre as complexidades desses ambientes no país.

Serviço:

Palestra “Novas ruralidades no século XXI”, com o professor Rodrigo Martins (PPGS/UFSCar)
Horário/Data: às 10h, 03 de dezembro de 2015;
Local: auditório da Reitoria da Uepa, localizado na Rua do Una, s/n, Telégrafo, ao lado do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE);

Texto: Sergio Ferreira Junior
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa