A Universidade do Estado do Pará (Uepa) inaugurou nesta sexta-feira (4), em Santarém, o Bioterio. O espaço é semelhante a um viveiro de animais em condições propícias para experimentos científicos ou produção de vacinas e soros. O Biotério foi construído atrás do Auditório do campus XII. O novo espaço dispõe de banheiros, salas para o desenvolvimento das pesquisas e para acomodar os camundongos utilizados nas experiências.
O local atenderá cerca de 500 alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. Para a coordenadora do campus Santarém, Edna Ferreira Galvão, o Biotério é o ponta pé inicial para a criação do Laboratório de Cirurgia Experimental, que provisoriamente funcionará no Laboratório de Fisiologia.
“O espaço vai guardar e criar amostras para cirurgias experimentais. Futuramente receberemos além de camundongos, coelhos e porcos. O Biotério será usado para projetos de pesquisa e que tenham foco em produzir dispositivos e novos tratamentos em benefício da comunidade”, diz ela.
A inauguração contou com a presença do reitor da Uepa, Juarez Quaresma, coordenadores do campus, autoridades da cidade de Santarém, professores e alunos. Na ocasião, os presentes ainda prestigiaram a reinauguração do Ginásio Poliesportivo. Totalmente revitalizado, o ambiente conta com quadra poliesportiva, banheiros, salas de depósito de materiais, centros acadêmicos, brinquedoteca, laboratório de avaliação física e laboratório de ginástica.
O Ginásio está pronto para sediar jogos internos, atividades de lazer e os projetos de extensão comunitária. “ É uma expectativa já concluída. Esperávamos a finalização dessas obras. É um sonho de toda a comunidade acadêmica ver o Ginásio entregue, o Biotério. É com muita alegria que recebemos esses espaços”, ressalta a coordenadora do campus.
Texto: Renata Paes
Foto: Tamara Saré/Uepa-Santarém