Na manhã desta segunda-feira (7), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) aplicou as provas da terceira etapa do Programa de Ingresso Seriado (Prise). Dos 4.249 candidatos inscritos, 391 faltaram a prova composta por 54 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma redação valendo 30 pontos. Os candidatos poderiam escolher entre elaborar um texto dissertativo ou narrativo relacionando-os à temática Quatro Elementos – água, terra, fogo e ar: constituição da vida e da sociedade.
O gabarito oficial provisório e o boletim de questões já estão disponíveis no endereço www.uepa.br/daa. Em função do feriado de Nossa Senhora da Conceição, no dia 8 de dezembro, o prazo para interposição de recursos será nos dias 9 e 10 do mesmo mês. O recurso deverá ser protocolado de 8h as 14h, na Diretoria de Acesso e Avaliação da Uepa (Rua do Una, 156- Telégrafo). O resultado final do Processo está previsto para ser divulgado no mês de janeiro de 2016.
Nos dois dias de provas os portões foram abertos às 7h e fechados às 8h para o início do processo seletivo. Nesta última etapa, as provas foram aplicadas em Belém, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Avertano Rocha. Os candidatos também fizeram prova em outros 25 municípios do Estado.
A estudante Larissa Martins (17), conta que para ser aprovada no vestibular se dedicou, frequentou a todas as revisões oferecidas na escola onde cursa o 3º ano do ensino médio e, além disso, estudava até quatro horas por dia em casa. “Eu fiz cursinhos preparatórios de matemática e redação para passar na Uepa, frequentei as revisões na escola e revisava todo o conteúdo quando chegava em casa. Estou muito esperançosa”, acredita.
Para a candidata Mariana Jucá Moraes (17), que almeja uma vaga no curso de Letras – Língua Portuguesa, passar será uma realização. “Eu acredito que estou preparada, fiz tudo o que deveria fazer. Assisti bastante aulas de revisão, fiz cursos de redação, estou confiante”, afirma a vestibulanda.
A diretora de Acesso e Avaliação da Uepa, professora Léa Costa, diz que a realização das provas transcorreu normalmente.“ Tivemos uma avaliação positiva dos dois dias. Tudo ocorreu dentro da normalidade, conforme esperávamos. O índice de faltosos de hoje foi de menos de 10%, e ficou abaixo do ano passado, quando registramos 12%. A prova foi contextualizada e atual. Agora vamos esperar o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) divulgar o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para divulgarmos um resultado só tanto do Prise quanto do Prosel”, diz ela.
É eliminado do Prise o candidato que obtiver nota inferior a 12 pontos na prova objetiva; ter um percentual inferior a 20% dos pontos na redação, ou seja, menos de 6 pontos do máximo exigido, que é de 30 pontos; zerar quatro ou mais disciplinas, entre outros fatores discriminados no edital.
No caso de aprovação concomitante no Processo Seletivo (Prosel/2016) e no Prise para curso/turno/município diferentes, o candidato deverá assinar o Termo de Desistência de Vaga de um dos processos seletivos, sob pena de não poder realizar sua matrícula. No caso de aprovação concomitante nas duas modalidades e para um mesmo curso/turno/município, o candidato terá sua matrícula autorizada na vaga do Prise Subprograma XVII-3ª etapa.
Vestibular 2016
Serão ofertadas 3.420 vagas, distribuídas igualmente entre o Processo Seletivo (Prosel/2016) e o Programa de Ingresso Seriado (Prise - 3ª etapa), as duas modalidades de acesso à Universidade. Quarenta por cento das vagas de cada modalidade são destinadas a candidatos que cursaram todas as séries do Ensino Médio, ou curso equivalente, em Escolas da Rede Pública Brasileira, por meio do sistema de cotas sociais.
A partir deste ano, a Uepa adotou as notas do Enem como critério de avaliação do Prosel. Os interessados em concorrer a uma vaga na Uepa, por meio desta modalidade, se submeteram às provas do Enem no último mês de outubro.
Estará automaticamente eliminado no processo de classificação no Prosel, o candidato que faltou em, pelo menos, um dia de prova do Enem 2015 ou obtiver nota inferior a 400 na Redação, numa escala de 0 a 1000, ou ainda obtiver média aritmética das notas do Exame inferior a 400.
Será atribuído um bônus de 10% (dez por cento) sobre a média aritmética das notas obtidas no Enem aos candidatos que concluíram o Ensino Médio, ou equivalente, em escolas localizadas no Estado do Pará.
Texto: Alberto Dergan
Fotos: Josi Mendes