Dinter em Educação para Ciência realiza aula inaugural

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 14/12/2015 - 11:11

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – Bauru realizaram na manhã desta segunda-feira (14), a aula inaugural do Curso de Doutorado Interinstitucional (Dinter) do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência, em Belém.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes a coordenadora do Programa, Ana Lúcia Gütjar, o Diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Pedro Sá, a representante e professora convidada para ministrar a aula inaugural, Profa Dra Marília Freitas Reis, e ainda o reitor da Universidade Juarez Quaresma, que na oportunidade saudou os futuros doutores.

“Esse Dinter foi um compromisso da gestão superior e já vinha sendo planejado há algum tempo. Minha satisfação é imensa em vê-los aqui e o meu desejo é de que cada um possa contribuir com a Uepa e com a Unesp através de suas publicações e defesas de teses dentro do tempo regulamentar, para que não somente o Programa de Pós-Graduação continue com seu nível de excelência, como no futuro a Uepa possa contar com um efetivo de professores qualificados para a nucleção de novos cursos de pós-graduação próprios. De uma forma especial, esse Processo foi inclusivo, afinal, docentes dos demais campi da Uepa foram contemplados, entre eles, Barcarena, Conceição do Araguaia, Castanhal e Igarapé-Açu, além dos servidores técnicos-administrativos da Instituição”, afirmou o reitor.

Para o professor do Campus de Castanhal, Erick Ribeiro, esse momento é de privilégio em fazer parte da primeira turma do Dinter em Educação para Ciência. “A etapa do doutorado na minha vida acadêmica é um anseio de crescimento não somente profissional, mas pessoal também. Sinto-me ainda mais responsável, com a pós-graduação, em não medir esforços para a melhoria do ensino superior dentro da Universidade, além da enorme satisfação em fazer parte dos professores oriundos dos Campi do interior”, contou o futuro doutor, Erick Ribeiro.

A aula inaugural foi proferida pela professora Marília Freitas Reis da Unesp, que trouxe uma discussão sobre Universidade Pública e questionamentos sobre o que é público dentro de uma instituição de ensino superior pública. “Acredito que temos, como docentes, um compromisso social enorme em alcançar uma qualidade do ensino superior igualitária no âmbito público”, ressaltou Marília Freitas.

Texto: Miguel Alves/Ascom-Uepa
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa