Egresso da Uepa é eleito membro da Academia Brasileira de Ciências

Enviado por Ize Sena em Qui, 17/12/2015 - 13:14
Formado pelo curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em 2002, o pesquisador Givago da Silva Souza foi eleito membro temporário da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Atualmente ele coordena o Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais do Núcleo de Medicina Tropical (PPGDT/NMT), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e desenvolve pesquisas em Neurofisiologia.

O pesquisador é um dos representantes da Regional Norte da ABC, no período 2016-2020. A nomeação como membro temporário é o reconhecimento do trabalho desenvolvido por jovens pesquisadores em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Os membros temporários têm a oportunidade de estabelecer contato com os membros titulares e com as políticas científicas do Brasil.

A trajetória de Givago Souza começou na Uepa, quando ingressou na graduação em Fisioterapia, em 1998. Segundo o pesquisador, a Uepa despertou o interesse na área de Neurociência, atual âmbito de atuação. “A Uepa foi onde eu passei cinco anos da minha vida. Tive meus projetos de pesquisa e foi onde dei os meus primeiros passos. Sou muito agradecido à Instituição. O interesse em coisas de neurociências surgiu na Uepa, que me serviu de estímulo para o mestrado”, declara o professor.

Além do reconhecimento, a nomeação de representantes da região Norte para ABC oferece muitas oportunidades no desenvolvimento da pesquisa, da cooperação interinstitucional e da firmação de parcerias. Conforme afirma o professor Givago Souza, “do ponto de vista profissional, isso representa a abertura de portas para a realização do desenvolvimento científico, a formação de mais jovens pesquisadores, a tarefa de fazer divulgação e continuar fazendo ciência, realizando atividades que tenham impactos na Região”.

O pesquisador tem publicado trabalhos em periódicos científicos nacionais e internacionais. Além da formação na Uepa, Givago também tem graduação em Ciências Biológicas pela UFPA (2004); e mestrado e doutorado em Neurociências e Biologia Celular, também pela UFPA (2005, 2009). As suas linhas de pesquisa são epidemiologia da exposição ao mercúrio de populações amazônicas e sistemas sensoriais e motores.

Texto: Sergio Ferreira Junior