Uma garotinha apaixonada em descobrir o novo viaja por meio dos sonhos e fantasias. A viagem começa nas vésperas de Natal. De repente, em pleno sonho, conhece a fada Sininho. A menina brinca, faz travessuras com duendes, dança com fitas em meio às fadas, canta com Peter Pan e sapateia ao lado do Papai e Mamãe Noel. Ao fim, na Terra do Nunca, reúne os novos amigos em uma linda canção de Natal.
O enredo faz parte do Espetáculo A Magia do Natal na Terra do Nunca, que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, às 20h, no Paraíso Shopping, localizado na avenida Mendonça Furtado, nº 3551, em Santarém. A programação gratuita, encenada pelo Grupo de Dança do campus de Santarém da Universidade do Estado do Pará (GDUS), conta com a participação de acadêmicos e egressos dos cursos de Fisioterapia e Educação Física do campus XII. O imaginário e o real se encontram nas luzes, fantasias, danças e músicas do Espetáculo.
A primeira apresentação ocorreu em 6 de dezembro. O público se encantou com o que viu e pediu a reapresentação. “As pessoas gostaram. Repercutiu muito bem por estarmos em um momento festivo, mágico, de confraternização natalina. De alguma forma a gente levou uma história que as crianças se encantaram. O enredo foca em desenvolver a imaginação das crianças. Mais de 1000 pessoas prestigiaram a apresentação artística”, explica a coordenadora do GDUS, Daniela Neves.
AÇÕES SOCIAIS
Na última terça-feira (15), a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da Uepa doou cerca de 600 itens descartáveis como fraldas, materiais de higiene, limpeza e brinquedos a Associação Voluntária de Apoio à Oncologia (AVAO) e aos abrigos São Vicente de Paulo e Calabriano.
É o terceiro ano que a DGP realiza a ação solidária em favor de crianças e idosos. Os materiais arrecadados foram dados pelos próprios servidores da Universidade. A ideia surgiu a partir do momento que os servidores da DGP decidiram usar os recursos gastos em festas e comemorações de final de ano, em ajuda ao próximo.
A diretora do setor, Gilvânia Mendes Corrêa, expressa o sentimento que há em servir aos outros. “É muito bom. O sentimento é de grande solidariedade. Todos os funcionários da DGP se empenham muito nesse dia. É mais um dever cumprido. Ao invés de nós sairmos para almoçar, jantar, usamos os recursos para doar. A ideia foi avançando e outros funcionários quiseram participar. As doações vêm aumentando”, diz ela.
Em Castanhal, na quarta-feira passada (9), professores, servidores e alunos da Uepa doaram brinquedos a cerca de 150 crianças da Agrovila Calúcia, localizada a 20 minutos do campus XX. Além dos presentes, os envolvidos promoveram brincadeiras, entregas de brindes, e lanche para as crianças. A líder da comunidade, Jaila Almeida, gostou tanto da campanha de Natal Solidário, que pediu para que se repita nos próximos anos.
Vestido de Papai Noel, o coordenador do campus Castanhal, Anderson Costa, entregou os presentes. Para ele, o melhor de toda a ação foi ver a felicidade das crianças. “Com imensa satisfação a Campanha foi realizada. Nada melhor do que ver os sorrisos das crianças ao receberem seus presentes”, diz Anderson Costa.
Idealizadora da Campanha, a assessora pedagógica, Dina Carla, comenta que os resultados da ação foram positivos e merecem ser repetidos. “É muito gratificante ajudarmos pessoas carentes. Pretendemos realizar e ampliar essa campanha nos próximos anos”, ressalta.
Texto: Renata Paes
Foto: Divulgação DGP