A estudante do 6° ano do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Beatrice Marie Knowles Uchôa, 22 anos, foi a única paraense selecionada entre 50 alunos de medicina do mundo, para estudar e estagiar durante um mês na Universidade e Hospital de Oxford, na Inglaterra. A experiência de Beatrice em terras estrangeiras se iniciou em 2 de novembro.
Monitorada por professores e médicos renomados do Hospital John Radcliffe, da Universidade de Oxford, ela adquiriu experiências no setor de cirurgia, ambulatório, urgência e emergência e nas subespecialidades de Oftalmologia. “Eu tive um grande aprendizado acadêmico. O Sistema de Saúde Público de lá é excelente. Eu aprendi com os médicos que o paciente está sempre em primeiro lugar. Assim desejo ser no futuro com meus pacientes”, destaca ela.
Para chegar até Oxford, Beatrice teve que passar por rigorosas avaliações e se mostrar apta para ser selecionada no Programa de Eletivas Médicas da Universidade. Após efetuar a inscrição no Programa, enviou o Currículo, Histórico Escolar, Teste de Proficiência em Língua Inglesa e uma carta de recomendação de um professor da Uepa e do reitor, Juarez Quaresma.
Beatrice estagiou no Instituto Evandro Chagas, em Ananindeua, foi bolsista de iniciação científica, teve trabalhos de pesquisa apresentados em congressos, atuou como monitora de Oftalmologia na Uepa e acrescenta mais esta experiência ao currículo.
Apaixonada pela área de Oftalmologia, planeja concluir o curso de Medicina da Uepa e entrar em uma pós-graduação. “Depois que eu tive a matéria de Oftalmologia na Universidade, gostei muito. A especialidade tem várias áreas que eu posso seguir. Assim que eu me formar quero fazer residência na área”, destaca.
Texto: Renata Paes
Fotos: Arquivo pessoal