Folia de Reis apresenta cultura popular e marca novo ano da Uepa

Enviado por Ize Sena em Qua, 06/01/2016 - 13:08
Para marcar o fim das comemorações do Natal, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), realizou na manhã desta quarta-feira (6) mais uma Folia de Reis. O evento teve lugar no Hall da Reitoria e é realizado juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
 
O objetivo do evento é valorizar a cultura popular, já que a Folia de Reis é uma manifestação de origem católica relacionada ao folclore. Na Uepa, ela envolveu os servidores em uma animada festa, com música, apresentação teatral e um café comunitário.
 
A Folia de Reis é uma manifestação que evoca um episódio da tradição cristã, em que os Três Reis Magos, Gaspar, Belchior e Baltazar, viram a Estrela de Belém, foram ao encontro do Menino Jesus e lhe ofereceram ouro, mirra e incenso. A festa é de origem portuguesa e é realizada de diferentes maneiras nas regiões do Brasil.
 
A coordenadora do NAC, Ana Telma Monteiro, conta que o objetivo de realizar a comemoração dentro da Instituição é também valorizar a memória e iniciar o ano com mensagens positivas. “A Folia de Reis está sendo esquecida e a Uepa, como instituição de conhecimento, não pode deixar morrer esses elementos da cultura. Além disso, isso marca um momento de começarmos um novo ano cheio de paz e de prosperidade no nosso trabalho”, declara.
 
Como representante dessa cultura popular, houve apresentação da Banda Jaguatirica, que tocou canções alusivas ao Dia de Reis e de carimbó, como Sinhá Pureza e Dona Maria. À frente da banda há mais 30 anos, Lídio Chaves, mais conhecido como Seu Can-Can do Carimbó, acredita na necessidade de reconhecer essas manifestações. “Nós precisamos muito valorizar nossa cultura. Nunca podemos deixá-la morrer, pois ela é a raiz do Pará”, diz Seu Can-Can.
 
A servidora da Pró-Reitoria de Gestão e Planejamento (Progesp), Elisabete Barata, fala que o evento traz oportunidade de recomeçar. Segundo ela, “o Dia de Reis é renovação, é alegria e para nós na Uepa é um movimento cultural também. Esse é um momento importante para a Universidade”.
 
A Folia de Reis possui uma simbologia religiosa, mas também vários elementos próprios, a exemplo de instrumentos como o reco-reco, flauta, acordeão e gaita. Outros elementos são bandeiras decoradas com fitas coloridas e flores. A comemoração é parte da cultura da América Latina e das suas heranças coloniais.
 
Texto: Sergio Ferreira Junior
Foto: Ana Paula Santana