Projeto realiza mostra com instrumentos reutilizados

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 28/02/2014 - 00:00
Integrantes levaram música e conscientização ambiental ao público durante programações na Aldeia Cabana, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), e na Escola Anexo Pedra Branca, no município de Cotijuba.
 
Em ritmo e no clima de carnaval, os participantes do projeto Pará Leitura Vai – Quem –Quer, coordenado pela professora Izilda Cordeiro, promoveram um desfile no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e na Reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa), para marcar o encerramento das oficinas de elaboração de instrumentos musicais a partir de objetos recicláveis. As atividades fazem parte de um dos três eixos abordados pelo projeto: Leitura, Ludicidade e Lazer.
 
Os instrumentos foram confeccionados no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), na quarta-feira, dia 26 de fevereiro, por crianças atendidas pelo Centro Saúde Escola da Uepa e por filhos de alguns dos servidores da instituição. A proposta foi promover, ainda, a conscientização ambiental e para isso foram utilizados durante a confecção, objetos que já tinham sido jogados fora, a custo zero para quem os reutilizou.
 
Alguns participantes do projeto também aproveitaram para recolher fantasias e enfeites utilizados pelos passistas, após o desfile das escolas de samba, que ocorreu no sábado (22), em Belém, e os vestiram durante a mostra no CCSE. “Dá uma ornamentada mais interessante”, destacou o professor, ex-aluno do curso de Licenciatura em Educação Física da Uepa, e atual coordenador pedagógico do projeto, Manoel Silva Junior.
 
A proposta é envolver crianças nas atividades e, por isso, alguns dos instrumentos confeccionados foram levados semi-prontos, para evitar o uso de estiletes ou outro objeto considerado de risco. De acordo com o coordenador, “o objetivo é estimular a criatividade manual, que está relacionada com a perspectiva do lazer”.
 
Para Samara Ribeiro, coordenadora pedagógica do eixo Leitura, Ludicidade e Lazer, é importante haver estas dinâmicas com as crianças participantes das oficinas, visto que são utilizados objetos recicláveis. “O eixo traz a cultura do nosso carnaval com esta conscientização ambiental, utilizando materiais recicláveis como latas, baldes, capas de CD, ou materiais de preços acessíveis”, ressaltou.
 
Além do CCSE, a apresentação do projeto com instrumentos musicais reutilizados já ocorreu também em Belém, na Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira, e no CCBS, e ainda na Escola Anexo Pedra Branca, na Ilha de Cotijuba.  
 
O projeto Pará Leitura Vai-Quem-Quer é vinculado ao programa Netrilhas, coordenado pela professora Ana Telma Monteiro e, tem como objetivo principal, levar às comunidades da Ilha de Cotijuba o incentivo à leitura. O projeto abrange ainda, dois outros eixos: Educação Sexual e Educação Ambiental.