Alunos participam de reunião da Sociedade Brasileira de Ortopedia

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 28/02/2014 - 00:00
Estudantes dos cursos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e residentes em Ortopedia e Traumatologia da Universidade do Estado do Pará (Uepa)e de outras instituições de ensino participaram, nesta semana, da primeira reunião clínica da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) do Pará, realizada no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM).

No encontro, o professor Manuel Ayres ministrou a palestra Medicina Baseada em Evidências, e ainda doou 150 exemplares do livro que trata sobre o mesmo tema para o público. Em seguida, os ortopedistas Rui Barros, Jean Klay, Fábio Moriya e Erick Nunes falaram sobre Evidências nas Artroplastias.

Segundo Rui Barros, coordenador do Programa de Residência Médica da Uepa na área de Ortopedia e a Traumatologia, realizada em parceria com o Hospital Porto Dias, as duas especialidades são consideradas de alta complexidade e os procedimentos com custos elevados. “A parceria com um hospital privado, que tem todo o aparato tecnológico, ajuda os alunos tanto da graduação quanto da residência a desenvolver habilidades médicas que são esperadas para os procedimentos corretos”, afirmou.

Ainda segundo o coordenador, proporcionar aos alunos da Uepa a vivência sobre como funcionam as especialidades de Ortopedia e a Traumatologia ajuda o estudante, no final do curso, a optar por esta especialização. “Segundo dados da SBOT, temos um profissional dessa especialidade para cada 75 mil habitantes. Então, quanto mais alunos optarem por ela, mais estaremos ajudando a diminuir esta carência”, esclareceu.