Novos alunos participam de atividades no CCSE

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 19/02/2014 - 00:00

Exposição, bate-papos, mesas redondas, rodas de conversas e diversas outras atividades fazem parte da Semana do Calouro do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A programação teve início na última segunda-feira (17), com a Aula Magna, e segue até sexta-feira, dia 21.

A Semana do Calouro do CCSE foi organizada pelos Centros Acadêmicos dos cursos que compõem o Campus I da Universidade. Além de apresentarem um pouco mais sobre as disciplinas e os temas que serão abordados no decorrer dos anos, os veteranos também puderam levar os calouros para conhecer um pouco mais do prédio da Uepa, no bairro do Telégrafo.

Dentre os espaços disponíveis e abertos aos alunos, o calouro do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, Fernando Polaro, tem seus locais preferidos no Campus. “Gostei do Restaurante Universitário, ele é bem estruturado e a comida é muito boa. A biblioteca também é bem confortável, é uma estrutura bem adequada para um bom ensino”, destaca.

Cada curso organizou atividades diferentes em função do mesmo objetivo: integrar os alunos aos cursos e fazer com que eles criem maior interação entre si. No Hall do bloco VI, a exposição Uma viagem ao coração da humanidade, coordenada pelo Conselho Missionário Diocesano de Belém (Comidi), integra a programação do curso de Licenciatura Plena em Ciências da Religião.

Esta exposição foi escolhida pelos próprios alunos. De acordo com o monitor da exposição, Paulo Pimentel, ela mostra a solidariedade como uma questão cultural. Por isso a importância de estar exposta para os alunos e calouros do curso.

Para o coordenador do Comidi, padre André Gamba, a exposição, que mostra um pouco do trabalho de ONGs e de missionários de vários países, foi pensada como uma viagem na humanidade sem sair de Belém. “Ela se divide em três partes. Primeiramente, conhecemos um pouco a beleza do mundo, em seguida, os desafios da humanidade e, na terceira e última parte, as respostas que podemos oferecer a estes desafios”, ressalta o padre.

Além da exposição, os alunos ainda participarão de oficinas e apresentações sobre o horário das aulas, projetos pedagógicos e eventos que envolvem os cursos. A Semana do Calouro segue até sexta-feira com atividades durante a manhã e a tarde. No dia 21, os calouros dos cursos de Licenciatura participarão da Cerimônia do Mestre, onde se comprometerão a desenvolver uma boa formação e atuação profissional.