Calouros da área da saúde participam da Cerimônia do Jaleco

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 18/02/2014 - 00:00
Os calouros dos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) participaram, na última segunda-feira (17), da Cerimônia do Jaleco, evento que encerrou a Semana do Calouro no Centro.
 
Durante a Cerimônia, os jalecos são vestidos pelos pais e, em seguida, é realizado um juramento. De acordo com o reitor, Juarez Quaresma, o jaleco é o símbolo da área da saúde e, nesta cerimônia, os calouros puderam se introduzir ainda mais no curso. “O jaleco é o símbolo que ele (estudante) vai usar no seu dia-a-dia, nas suas atividades práticas. Isso faz com que estes alunos possam ter uma noção maior de pertencimento e de responsabilidade maior para com seu paciente”, ressaltou o reitor.
 
Para a professora Ilma Pastana, a Cerimônia do Jaleco é mais um momento de integração entre os cursos, principalmente, para os alunos do curso de Biomedicina, pois esta é a primeira turma na capital. “Nenhuma categoria profissional cuida sozinho. Todos são necessários na construção da saúde com qualidade”. Sobre o jaleco, a professora afirmou ser um rito de passagem. “A partir de hoje vocês fazem esta passagem do ensino médio para a Universidade. Vocês, que abdicaram de muitas festas e passeios para alcançar essa meta, esse sonho de entrar em uma universidade pública, sejam todos bem vindos”.
 
Após o juramento, os calouros foram convidados para se reunir em frente ao palco, onde se encontravam os coordenadores de curso. Ao som da tradicional Marchinha do Vestibular, se confraternizaram e fizeram muitos pais se emocionarem. “É um sonho realizado. O sonho dela sempre foi ser médica. Minha filha acredita que este seja o melhor curso na região e chegou nesta conclusão em conversas com acadêmicos e leituras. Está empenhada em ser uma excelente médica, sonha em ser uma pessoa que cuida”, afirmou Fátima Maia, mãe de Vânia Maia, caloura de Medicina.
 
“Eu espero adquirir muito mais compaixão em Medicina, porque Medicina é isso, é lidar com vidas. Espero conseguir um conhecimento incrível porque a Uepa é maravilhosa. Esta cerimônia é um ritual onde eu vejo todo o meu esforço recompensado. Foi muita luta, muitas noites mal dormidas, muitas horas na biblioteca, mas tudo vale a pena no final. É a Medicina que escolhe a gente”, garantiu Vânia, aprovada em sexto lugar no curso.
 
A Cerimônia, no ginásio do CCBS, localizado no bairro do Marco, também foi marcada pelas boas vindas dadas aos calouros pelos representantes dos Centros Acadêmicos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Terapia Ocupacional.
 
Foto: Mácio Ferreira