Nota de Solidariedade às famílias de Abaetetuba

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 06/01/2014 - 00:00
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) se solidariza com as mais de 70 famílias que perderam suas casas no último sábado, dia 4, durante o deslizamento de terra às margens do Rio Maratauíra, que atingiu o bairro São João, no município de Abaetetuba.

Por ser a instituição de ensino mais interiorizada do Estado, por possuir vários alunos abaetetubenses em seus diversos cursos na capital e interior, sobretudo no Campus de Moju, e pelo compromisso com movimentos sócio-humanitários, a Uepa não poderia se furtar de prestar solidariedade e apoio às vítimas neste momento tão trágico.

A responsabilidade em abraçar a causa torna-se ainda maior pelo fato de o reitor da instituição, professor doutor Juarez Quaresma, ter raízes na cidade e como tal, ser conhecedor da realidade do povo e de como o conhecimento científico produzido na Universidade pode ser capaz de mudar o cenário social. Assim se fortalecem o vínculo e o papel da Universidade com a Sociedade.

O primeiro passo é ajudar a quem precisa. Por isso, em parceria com a Pastoral São João da Igreja Católica – Juventude Missionária, até a próxima sexta-feira, dia 10, a Uepa estará com quatro pontos de arrecadação de donativos para as famílias abrigadas no Ginásio Municipal de Abaetetuba. São eles: Campus II/CCBS (Travessa Perebebuí, 2623 – Marco); Prédio da Reitoria (Rua do Una, 156 – Telégrafo) e os campi de Moju (Avenida das Palmeiras, 485 – Aviação) e Barcarena (Rua Tomás Lourenço Fernandes, Quadra 356, Lote 01 - Vila dos Cabanos).  Os interessados podem contribuir com doações de utensílios domésticos, alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza e água mineral.

Nesta segunda-feira (6) foi decretado estado de emergência no município. De acordo com a Defesa Civil, até o momento, foram 13 casas destruídas, 23 imóveis desalojados, 78 famílias atingidas e 106 pessoas desabrigadas. O órgão também estuda duas possibilidades para explicar as causas do desabamento: a erosão da margem do rio ou a variedade do aterro existente no local (caroço de açaí, madeira e argila), aliado ao peso dos imóveis na área.

Ouça a fala do Reitor da Uepa, Prof. Juarez Quaresma

Mais informações sobre as doações: Assessoria de Interiorização da Uepa (91) 3299 2217